Aprender a fazer uma horta em casa, quaisquer que sejam as suas condições, um showcooking com dicas para acabar com o desperdício de alimentos e um passeio conduzido pela conhecida herbalista Fernanda Botelho são as propostas da Câmara Municipal para o último fim de semana de setembro, em que se assinala o Dia Mundial da Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar. A Câmara Municipal da Moita associa-se desta forma à efeméride, com várias iniciativas de sensibilização sobre a temática, ao longo de todo o fim de semana, e com a edição de um folheto informativo, dando continuidade aos objetivos de redução de resíduos e de promoção da sustentabilidade ambiental.
Segundo a ONU, um terço dos alimentos produzidos a nível mundial são desperdiçados ou perdidos, sendo esse desperdício responsável por 10% dos gases com efeito de estufa. No nosso país, de acordo com os dados do INE referentes a 2020, cada português desperdiça, em média, por ano, cerca de 183,6 kg de alimentos. O desperdício alimentar tem assim enormes impactos, tanto a nível ambiental como a nível social e económico, que urge combater.
Programa:
- Dia 30 de setembro, sábado
9:00h - 11:00h
Workshop “Mãos à Horta - Como Fazer uma Horta em Casa”, no Viveiro Municipal, conduzido pelo professor e horticultor local, José Mariano Fonseca
11:30h - 13:00h
Showcooking “Cozinhar com Zero Desperdício”. Dinamizado pela Escola Técnica Profissional da Moita, no Mercado Municipal da Moita
- Dia 1 de outubro, domingo
15:00h - 17:30h - ESGOTADO
Caminhada pedagógica de interpretação botânica e de literacia ecológica, conduzida pela herbalista Fernanda Botelho.
Identificação e degustação de ervas silvestres e flores comestíveis.
Percurso: Sítio das Marinhas - Praia do Rosário
A participação no Workshop e na Caminhada pedagógica é aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia até ao dia 25 de setembro, através do email div.residamburb@cm-moita.pt (indicar nome, idade e contacto telefónico)
Notícias relacionadas
-
Cápsulas de café – convenientes mas muito pouco sustentáveis
Cápsulas de café – convenientes mas muito pouco sustentáveis
10 Nov 2022 -
Como prefere ver a sua rua?
Como prefere ver a sua rua?
10 Out 2022 -
Aprovado protocolo para recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos
Aprovado protocolo para recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos
29 Ago 2022