O projeto da Artemrede em conjunto com o Município da Moita juntou um grupo de pessoas que escolheram parte da programação do último trimestre do ano do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.
Este é o terceiro ano em que o Município da Moita se decide juntar ao projeto Visionários da Artemrede que tem por objetivo chamar o público ao processo de participação e decisão no que diz respeito à programação cultural dos espaços do Município, neste caso em particular à programação do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.
Este foi um projeto de participação gratuita para jovens maiores de 18 anos e as inscrições estiveram abertas de 27 de dezembro de 2023 até ao dia 19 de janeiro deste ano. Entretanto o grupo foi escolhido e os visionários, oito no total, começaram a ter algumas reuniões de trabalho para escolherem parte da programação do último trimestre da sala de espetáculos da Baixa da Banheira.
Naquela que foi a última reunião do grupo de trabalho, a 30 de abril, os participantes mostraram-se felizes com o trabalho desenvolvido entre todos. Apesar das diferenças individuais de cada um, alguns dos participantes deste projeto contam que foi fácil trabalhar e chegar a um entendimento sobre o espetáculo escolhido. Cláudia Silva, uma das visionarias desta terceira edição explica isso mesmo. “Soube do projeto através de um amigo meu que também é da Moita e que me enviou no último dia de candidaturas informação sobre este projeto. Achei engraçado, enviei email e fiquei. Sou apenas uma apaixonada por arte e até mais para o lado da música e quando me apercebi que iam ser mais espetáculos de teatro foi interessante, porque saí da minha bolha e foi muito giro gostei muito”, começa por dizer. “Em grupo temos várias opiniões diferentes, mas acho que nos conseguimos organizar muito bem, sendo que ter várias opiniões também é enriquecedor pois apercebemo-nos de coisas que não tínhamos percebido antes. No geral acho que correu muito bem”, garante a jovem.
Também Carolina Freitas, outra das visionárias do projeto, garante que este grupo de trabalho teve um ótimo entendimento. “No geral diria que as reuniões correram todas muito bem, algumas com momentos um bocadinho mais intensos, porque as pessoas são todas diferentes e têm gostos diferentes, mas no geral somos um grupo de pessoas apaixonadas pelo espetáculo e que têm o privilégio de se juntar e de poder debater sobre isso, acho que logo aí estão os ingredientes todos que precisamos para correr bem. Estou muito expectante para ver a programação ser exibida”, assume esta visionária.
De recordar que esta é a terceira edição deste projeto, que apesar de não ser novo teve, este ano, pela primeira vez, reuniões físicas em grupo. Este foi um projeto que começou por alturas da pandemia e foi sempre feito de forma online. Sofia Figueiredo, coordenadora deste projeto na Câmara Municipal da Moita garante que foi uma experiencia enriquecedora e que foi muito agradável ver este grupo de visionários trabalhar em conjunto.