Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Feira Regional de Maio está de volta com novidades - Concurso da Vaca Frísia



Concursso vacafrisia 1 1024 2500
11 Maio 2017

A primeira do calendário das festas populares do concelho está a chegar. Entre 25 e 28 de maio, a Moita volta a cumprir a tradição centenária da Feira Regional de Maio que, este ano, volta a integrar o Concurso da Vaca Frísia.

Como habitualmente, fazem parte do programa da Feira de Maio as famosas largadas de touros na Avenida Dr. Teófilo Braga, espetáculos musicais na Praça da República, o Espaço da Gastronomia na Rua 5 de Outubro, o VI Almoço da Feira, a Biofesta – Mostra de Projetos e Produtos Biológicos, no Largo Conde Ferreira, arruadas, entre muitas outra iniciativas.

Mas, este ano, há também uma novidade em relação às edições anteriores: o regresso ao Pavilhão Municipal de Exposições, 15 anos depois, do Concurso da Vaca Frísia, nos dias 26, 27 e 28 de maio. A iniciativa do Município de retomar este certame prende-se com a grande importância económica que a atividade agropecuária, nomeadamente na produção de leite, tem no concelho da Moita, e com o reconhecimento e projeção que este concurso traz ao concelho e à própria Feira Regional de Maio. No Pavilhão, os visitantes poderão encontrar, além da Exposição e do XVIII Concurso de Vaca Frísia, produtos relacionados com a produção agropecuária, com a produção de bovinos de raça frísia e com a produção de leite.

Tal como em anos anteriores, durante os dias da Feira, também haverá espaço para a Peças D’Arte – V Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato, a decorrer na Avenida Marginal.

 

Programação da Feira de Maio 2017


Quinta-feira, 25 de Maio

21:00H Abertura Oficial da Feira Franca, Carroceis e Divertimentos, com salva de morteiros. Noite do Carrocel e do Divertimento Infantil
21:00H Abertura do Espaço da Gastronomia, na Rua 5 de Outubro
21:00H Abertura da Feira: PEÇAS D’ARTE – V FEIRA DE ANTIGUIDADES, VELHARIAS E ARTESANATO, no recinto da Feira. (Organização CMM)
22:00H Espetáculo com “Al COMPÁS no Palco da praça da República
02:00H Encerramento da Feira: PEÇAS D’ARTE – V FEIRA DE ANTIGUIDADES, VELHARIAS E ARTESANATO, no recinto da Feira. (Organização CMM).

Sexta-feira, 26 de Maio

14:30H Conferência integrado no 18º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia da Moita, no Auditório da Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça na Moita. (Organização CMM - ver programa específico)
18:30H Abertura Oficial do 18º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia da Moita, no Pavilhão Municipal de Exposições. (Organização CMM - ver programa específico)
21:00H Abertura da Feira: PEÇAS D’ARTE – V FEIRA DE ANTIGUIDADES, VELHARIAS E ARTESANATO, no recinto da Feira. (Organização CMM)
21:00H Salva de Morteiros
21:00H Abertura do Espaço da Gastronomia, na Rua 5 de Outubro.
22:00H Espetáculo Musical com “OITENTAMENTE”, no Palco da Praça da República
24:00H 1ª Largada de Toiros na Av. Dr. Teófilo de Braga
02:00H Encerramento da Feira: PEÇAS D’ARTE – V FEIRA DE ANTIGUIDADES, VELHARIAS E ARTESANATO, no recinto da Feira. (Organização CMM).

Sábado, 27 de Maio

08:00H Alvorada com Salva de Morteiros.
08:00H Concurso de Pesca, na Caldeira da Moita. (Organização Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores da Câmara Municipal da Moita - ver programa específico)
11:00H Exposição de Carros Antigos e Clássicos, na Praça da República. (Organização Histórico Automóvel Clube Entre Tejo e Sado)
12:00H Abertura do Espaço da Gastronomia, na Rua 5 de Outubro.
14:00H Abertura da Feira: PEÇAS D’ARTE – V FEIRA DE ANTIGUIDADES, VELHARIAS E ARTESANATO, no recinto da Feira. (Organização CMM)
15:00H 18º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia da Moita, no Pavilhão Municipal de Exposições. (Organização CMM - ver programa específico)
15:00H Desfile de Carros Antigos e Clássicos - Início na Praça da República. (Organização Histórico Automóvel Clube Entre Tejo e Sado).
17:00H 2ª Largada de Toiros na Av. Dr. Teófilo de Braga
17:30H Animação de rua "Sem Remetente" - pela Cia. Jean Philippe Kikolas (Espanha) no âmbito da 22ª edição "Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”, na Praça da República. (Organização CMM)
21:00H Salva de Morteiros.
22:00H Grandiosa Corrida de Toiros, na Praça Daniel do Nascimento.
22:30H Espetáculo “Moita, Tradição & Flamenco” com Grupo de Sevilhanas “Garnacha” do Beira-Mar Futebol Clube Gaiense, no Palco da Praça da República.
02:00H Encerramento da Feira: PEÇAS D’ARTE – V FEIRA DE ANTIGUIDADES, VELHARIAS E ARTESANATO, no recinto da Feira. (Organização CMM).

Domingo, 28 de maio

08:00H Alvorada com Salva de Morteiros.
10:00H Abertura da Feira: PEÇAS D’ARTE – V FEIRA DE ANTIGUIDADES, VELHARIAS E ARTESANATO, no recinto da Feira. (Organização CMM)
10:00H 3ª Largada de Toiros na Av. Dr. Teófilo de Braga
10:30H Abertura do Espaço Biofesta – 13º Mostra de Projetos e Produtos Biológicos. (Organização CMM - ver programa específico)
13:00H VI Almoço da Feira, no Espaço da Gastronomia, na Rua 5 de Outubro e zonas adjacentes.
15:00H Animação de Rua com “Gaiteiros da Bardoada”, no recinto do Almoço da Feira
18:00H Encerramento do 18º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia da Moita, no Pavilhão Municipal de Exposições. (Organização CMM - ver programa específico)
18:00H Encerramento do Espaço Biofesta 2017. (Organização CMM)
21:00H Salva de Morteiros
22:00H Espetáculo de Encerramento – Silêncio! Aqui há Fado!.. Com Luis Caeiro, Miguel Dias, Marlene V. Nova e Ana Pedro, acompanhados por Manuel Gonçalves na guitarra portuguesa, João Costa na viola e Francisco Teixeira no Acordéon. Apresentação a cargo de Fernando Ribeiro, no palco das Escadarias da Câmara Municipal, Praça da República
24:00H Encerramento da Feira: PEÇAS D’ARTE – V FEIRA DE ANTIGUIDADES, VELHARIAS E ARTESANATO, no recinto da Feira. (Organização CMM).
24:00H Encerramento da Feira de Maio de 2017

 

imagem

 

XVIII Concurso da Vaca Frísia - Programa

Dia 26 de maio

Biblioteca Bento de Jesus Caraça – Moita

14.30 H - Conferência com:

Dr. Luís Costa – Professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa
“A Biotecnologia na rotina da seleção e reprodução na exploração bovina leiteira: presente e futuro”

Dr. Dário Guerreiro – Médico Veterinário da SERBUVET
“Doenças do Puerpério”

Pavilhão Municipal de Exposições

14.00 H – Visita das escolas do concelho ao certame

18.30 H – Abertura oficial do XVIII Concurso da Vaca Frísia

21.30 H – Espetáculo de Sevilhanas com :
- Sevilhanas do União Desportiva Cultural Banheirense
- Rojo d’ Alma de Sarilhos Pequenos.

24.00 H – Encerramento

 

Dia 27 de maio

10.00 H – Abertura do certame

15.00 H – Realização do XVIII Concurso da Vaca Frísia

21.30 H – Espetáculo de Dança com:
- Danças Orientais da Sociedade Filarmónica Capricho Moitense
- Academia de Dança Alma Latina da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense

24.00 H – Encerramento

 

Dia 28 de maio

10.00 H – Abertura do certame

11.00 H – Demonstração de Toureio de Salão – Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita
15.30 H – Show Cooking – Escola Técnica Profissional da Moita (a confirmar)

20.00 H – Encerramento

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados