Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Pacto de Autarcas



Logo pt 1 1024 2500
08 Outubro 2015

O Município da Moita aderiu ao Pacto de Autarcas a 20 de abril de 2014. Esta é uma iniciativa ambiciosa e voluntária que envolve as autarquias locais no compromisso comum de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, contribuindo para o combate ao aquecimento global.

Os impactos associados às necessidades crescentes de consumo energético levaram a que vários países adotassem políticas públicas de eficiência energética e produção de energia por fontes renováveis. É neste contexto que a Comissão Europeia lança o Pacto dos Autarcas, iniciativa promovida pela Agência Europeia para a Competitividade e Inovação, que estabelece o compromisso de os municípios signatários reduzirem, em pelo menos 20%, as emissões de CO₂, um dos gases com efeito estufa nos seus territórios, até ao ano 2020, tal como formulado no Pacote de Medidas da União Europeia sobre o Clima e as Energias Renováveis.

O Município da Moita conta com o apoio da S.energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo na elaboração do seu Plano de Ação para as Energias Sustentáveis (PAES), o documento-chave que define as atividades e as medidas previstas para atingir as metas definidas, assim como os prazos e responsabilidades atribuídas.

Para a construção deste Plano, é muito importante o envolvimento de todos os munícipes. Envie os seus contributos sobre a temática da redução energética, através do endereço de correio eletrónico: pactodeautarcas@mail.cm-moita.pt

Participe!

 

Dados relativos aos consumos energéticos do concelho da Moita

Os dados disponíveis mostram que, no concelho da Moita, de 1994 a 2008, ano de base para a primeira matriz energética e ano de referência para o Inventário de Emissões do Plano de Ação para a Energia, o consumo total de energia final por habitante aumentou 44%, sendo que, em 2008, os Transportes foram o setor onde se verificam mais consumos.

O consumo total de energia engloba todos os consumos elétricos, de combustíveis petrolíferos e gás natural, e atingiu 373 GWh/ano.

Em média, o consumo anual de energia associado a cada munícipe em 2008 foi de 0,48 toneladas de petróleo equivalente, ou seja, a energia suficiente para manter acesas 41 lâmpadas de 15 W, 24 horas por dia durante 365 dias.



 

A estes consumos energéticos, estão associadas emissões de 118 000 toneladas de CO2, ou seja, 1,8 toneladas por habitante durante o ano de 2008.

 

Documentação disponível para consulta:

Apresentação do PAES Moita - 8 de outubro de 2015

- Folheto de Apresentação do PAES Moita

- PAES Moita - versão perliminar 

 

  

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados