Quinzena da Juventude 2017

Banner qj2017 f 1 750 2500
24 Março 2017

A Quinzena da Juventude regressa ao concelho da Moita de 24 de março a 9 de abril. Durante esta Quinzena, que assinala o Dia do Estudante (24 de março) e o Dia da Juventude (30 de março), os projetos pensados por jovens ganham vida, dando lugar a iniciativas criadas “por jovens, para jovens”. Com o tema "Juntos Fazemos Acontecer", o programa inclui muita música, teatro, cinema e debate.

O Moita Metal Fest, o festival que tem levado o nome da Moita além-fronteiras, traz todos os anos ao concelho milhares de jovens de todo o país para ouvirem o que de melhor se faz no mundo do metal, rock, punk, entre outros. Este ano, o Moita Metal Fest muda de local para o Largo do Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita. No dia 31 de março, este festival abre as suas portas pelas 20:30h para receber várias bandas, mas o destaque da noite serão os lendários Napalm Death. No dia 1 de abril, será a vez de bandas como Revolution Within, Corpus Christii, No Turning Back, Heavenwood, Sodom, entre outras. Mais informação em www.moitametalfest.com.

Alhos Vedros, tal como em anos anteriores, também vai receber um festival de música: o Vedros Fest, a decorrer em vários “rounds”, na sede dos “Indefectíveis”. O primeiro “round” acontece com a banda Roadies, no dia 24 de março. Seguem-se os The Rockets, os Blackallica e os Bulls on Parade, nos dias 25 de março, 7 e 8 de abril, respetivamente. Todas as noites têm início pelas 21:30h e, além das bandas, haverá DJ’s.

O desporto tem também um papel central nesta Quinzena da Juventude. A Pelota tem tido um grande “boom” no concelho da Moita, com cada vez mais praticantes a conseguir melhores resultados a nível nacional e internacional. Assim, o Pavilhão Desportivo Municipal, na Moita, recebe no dia 25, pelas 9:00h, os atletas que vão participar no II Torneio Internacional de Frontball da Vila da Moita.

Já no dia 1 de abril, a Quinta da Fonte da Prata, em Alhos Vedros, recebe mais uma edição do Sport4Life. Uma iniciativa que visa promover a prática desportiva e a adoção de estilos de vida saudáveis, bem como o intercâmbio entre os jovens, e que integra vários torneios, de futebol, basquetebol, entre outras modalidades, durante toda a tarde. Também no dia 1 de abril, entre as 9:00h e as 18:00h, realiza-se o VI Torneio de Voleibol, no Pavilhão da Escola Básica 2,3 D. Pedro II, na Moita.
A 31 de março, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, acolhe uma Mostra de Jovens realizadores. Esta mostra de cinema constitui um momento privilegiado para dar a conhecer algumas obras realizadas por jovens, abrangendo um conjunto diversificado de filmes e géneros. Pretende-se ainda proporcionar um espaço de debate e reflexão em torno da criação audiovisual, com a presença dos autores, facilitando o intercâmbio e a troca de impressões entre intervenientes na área do cinema. A entrada é gratuita.

Destaque ainda para o Workshop de Dança com Blaya e Mostra de Dança, que decorre a 6 de abril, pelas 20:30h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, com as seguintes participações: DreamMakers Crew e Hip Hop do Ginásio Atlético Clube, #dançaesbb, Russkii Klub & Prof.ª Marina Popova e Academia de Dança Alma Latina da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense. Destinado ao público em geral este workshop tem o limite máximo de 45 participantes. As inscrições devem ser efetuadas até 30 de março, através do e-mail juventude@mail.cm-moita.pt. A participação é gratuita.

No dia 8 de abril, tem lugar o 10º Fórum da Juventude. Realizado no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, este Fórum põe a Câmara em contacto direto com os jovens munícipes, em nome individual ou em organizações juvenis, de forma a conhecer as suas necessidades, interesses, opiniões e a ouvir os seus contributos.

PROGRAMA COMPLETO