13 abril, 19:00h | PISOTEIO de Andresa Soares - Ensaio Aberto no CEA | M/16
PISOTEIO pretende abordar o condicionamento ligado à exploração dos corpos pelo trabalho em diferentes contextos geográficos, geracionais, culturais, etc., confrontando a irrealidade do suposto realismo que conforma sonhos e desejos. Quais as mitologias, as narrativas dominantes que justificam a aceitação desse condicionamento? Qual o consolo que sustenta a anulação do domínio individual do tempo?
E dentro desses loops de acção e temporalidade, que pensamentos surgem dentro da sua constância, que ideias atravessam o dia a dia, a cada gesto, a cada momento de afazeres pré-coreografados?
Direcção Artística e performance: Andresa Soares
Co-criação, composição sonora e performance: Artur Pispalhas
Colaboração: Alegria Gomes, Alfredo Luís, Bina Paulo, Graça Ramos, José Esteves Lopes, Horácio Lopes Paulo e Mário Guilherme.
O QUE PISAMOS é um projeto de natureza multidisciplinar, em relação com a performance, com a escrita, com a activação de exercícios performativos com a comunidade, com investigação de práticas rituais, interação com não humanos e com estudos filosóficos, sociológicos e ecológicos. Este projecto reúne artistas portuguesas e brasileiras integrantes do grupo APNEIA COLECTIVA e pesquisadoras colaboradoras de várias áreas do conhecimento para investigar, através de casos específicos do contexto histórico-cultural e geopolítico português, modos de relação com os territórios que se habita - um lugar ou o próprio corpo. O que pisamos para viver como vivemos? O que se extingue sob as pegadas? Como o corpo se sustenta, habita, ocupa os espaços? Que narrativas o colonizam? Como fabular/dançar histórias heterotópicas?
Apneia Colectiva: Ana Trincão, Andresa Soares, Elizabete Francisca, Joana Levi, Julia Salem e Tiago Gandra.
Gestão financeira: Cátia Mateus
Direcção Técnica: Luís Moreira e Artur Pispalhas
Colaboração na investigação e dramaturgia: Zoy Anastassakis
Produção: Apneia Colectiva
Apoios: Largo Residências, Dupla Cena - Festival Temps d’Images, Linha de Fuga, ARS-ID, Musibéria, Penha Sco, Bóia- Associação Cultural, Centro de Experimentação Artística da Moita, Estúdios Vítor Cordon, Polo Cultural das Gaivotas - CML, DeVIR CAPa, O Lugar do Meio, Alma d’Arame.
Projecto financiado por: Fundação GDA, República Portuguesa - Direção Geral das Artes.
19:00h
Gratuito
Eventos relacionados
-
Dança: Química Segura: 21 Graus Celsius e Jantar para 21
Dança: Química Segura: 21 Graus Celsius e Jantar para 21
30 Out 2024Local:Fórum Cultural José Manuel Figueiredo -
Teatro: Feliz Aniversário João Baião
Teatro: Feliz Aniversário João Baião
24 Out 2024Local:Fórum Cultural José Manuel Figueiredo -
Workshop de Introdução ao Graffiti | 2ª Sessão
Workshop de Introdução ao Graffiti | 2ª Sessão
19 Out 2024Local:Centro de Experimentação Artística, Vale da Amoreira