Os resíduos de equipamentos eletrónicos contêm mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente – tais como cádmio, chumbo, óxido de chumbo, níquel ou mercúrio –, se foram descartados incorretamente.
- Pratique um consumo responsável, de forma a prolongar a vida útil dos equipamentos e a evitar o crescimento dos resíduos
- Tente encontrar opções de reparação ou de reutilização, antes de substituir
- Deposite os equipamentos em fim de vida nos locais certos para que possam ser devidamente reciclados:
No caso dos equipamentos de menores dimensões (pequenos eletrodomésticos fora de uso, telemóveis e outros aparelhos eletrónicos, cabos elétricos, lâmpadas, pilhas, baterias de telemóveis, computadores portáteis, ferramentas elétricas sem fios, brinquedos elétricos e aparelhos domésticos), pode depositá-los em contentores próprios nos Ecocentros Móveis instalados em todas as freguesias ou nos pontos “Electrão” existentes na Piscina Municipal de Alhos Vedros e no Mercado Municipal da Moita.
Para grandes eletrodomésticos fora de uso, agende a recolha à sua porta pelo Electrão: 800 262 333.
ATENÇÃO: Na compra de um novo equipamento (com a mesma função), o estabelecimento ou ponto de venda online é obrigado a receber o seu equipamento velho gratuitamente. As lojas com dimensão superior a 400m2 têm também a obrigação de aceitar equipamentos de pequenas dimensões, até 25cm, mesmo que não adquira um novo equipamento.
Notícias relacionadas
-
Câmara Municipal da Moita visita Tarrafal

Câmara Municipal da Moita visita Tarrafal
26 Jan 2026 -
Inauguração do Lago-Lounge Café no Parque Municipal da Moita

Inauguração do Lago-Lounge Café no Parque Municipal da Moita
20 Jan 2026 -
Alsa Todi apresenta nova frota

Alsa Todi apresenta nova frota
19 Jan 2026
