É com enorme preocupação que recebemos a confirmação do encerramento da urgência de ginecologia e obstetrícia no Hospital do Barreiro, com a concentração deste serviço no Hospital Garcia de Orta, em Almada. Este era, infelizmente, um cenário que há muito temíamos e contra o qual alertámos. A concretização desta decisão representa um duro golpe para a população do concelho da Moita, que há décadas recorre a este hospital para cuidados especializados de saúde materna.
Estamos a falar de um serviço essencial, que serve milhares de mulheres e famílias, e cuja ausência coloca em causa a equidade no acesso à saúde, obrigando as utentes a deslocações mais longas - mais de 30 quilómetros -, em situações muitas vezes urgentes e delicadas.
A Câmara Municipal da Moita repudia veementemente esta decisão e pede que o Governo reavalie urgentemente esta medida, ponderando alternativas que garantam a continuidade de um serviço vital para a nossa população. Ao mesmo tempo, exigimos transparência no planeamento e comunicação por parte das autoridades de saúde, bem como um compromisso sério com o reforço do Serviço Nacional de Saúde na nossa região da Península de Setúbal.
Estaremos ao lado da população, dos profissionais de saúde e dos restantes municípios da região, na defesa intransigente do direito à saúde e na exigência de respostas dignas para as nossas comunidades.
Notícias relacionadas
-
Iniciado processo de conclusão das obras no Centro de Saúde da Baixa da Banheira. “Vamos fazer acontecer”

Iniciado processo de conclusão das obras no Centro de Saúde da Baixa da ...
28 Abr 2023 -
Desporto em destaque nos equipamentos municipais

Desporto em destaque nos equipamentos municipais
20 Abr 2023 -
Trazer + Saúde ao Vale enche a Biblioteca Bruno Vieira Amaral

Trazer + Saúde ao Vale enche a Biblioteca Bruno Vieira Amaral
20 Abr 2023
