Tal como a “pegada ecológica” (Footprint), também o conceito de “pegada alimentar” (Foodprint) está na ordem do dia.
Foodprint é o resultado dos impactos ambientais associados à produção, transporte e armazenamento dos nossos alimentos, desde os recursos naturais consumidos, à poluição produzida e gases de efeito estufa emitidos.
Ou seja, a sua “pegada alimentar” é consequência de tudo o que é preciso para levar a comida da terra ou dos oceanos até ao seu prato. Muitos desses processos são invisíveis para os consumidores, mas estes têm um papel fundamental a desempenhar, nomeadamente através das suas escolhas diárias:
- Compre só aquilo de que precisa!
(20-50% de tudo o que se compra acaba num aterro)
- Coma menos produtos processados!
(quanto mais processada for a comida, maior será a sua “pegada”)
- Compre local e sazonal!
(os produtos locais ou nacionais e da época estão menos tempo armazenados e demoram menos tempo a chegar ao consumidor)
- Recuse o excesso de embalagem!
(reutilize sacos e embalagens e compre mais a granel)
- Cultive a sua própria comida!
Mesmo em pequenos espaços ou varandas, é possível cultivar uma horta biológica, com saladas e aromáticas sempre frescas. Inscreva-se nos workshops promovidos pelo Município da Moita!
Notícias relacionadas
-
Recolha de Biorresíduos alargada a novas zonas

Recolha de Biorresíduos alargada a novas zonas
31 Jan 2024 -
Electrão recolheu 16 toneladas de REE no concelho

Electrão recolheu 16 toneladas de REE no concelho
24 Jan 2024 -
Novos Ecocentros Móveis em todas as freguesias

Novos Ecocentros Móveis em todas as freguesias
15 Jan 2024
