área de conteúdos (não partilhada)
área partilhada
Conteúdo atualizado em20 de janeiro de 2025às 15:01
![]()
Autor do livro sobre as embarcações tradicionais é do concelho da Moita.
O Museu Marítimo de Ílhavo promoveu, no passado dia 16 de novembro, a 12ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português”, assinalando o Dia Nacional do Mar. Este ano, o seminário foi dedicado ao tema “Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património”, aprofundando a relação entre o desenvolvimento económico, os desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais.
Vítor Mendes autor do livro Arqueologia do pau-do-pontos do Moliceiro, e funcionário da Câmara Municipal da Moita, fez parte deste evento onde teve a oportunidade de apresentar a sua obra. De recordar que Vítor Mendes foi o vencedor da última dição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar -Octávio Lixa Filgueiras.
A obra incide sobre as técnicas de construção naval que deram origem ao moliceiro, bem como as unidades de mensuração adotadas, permitindo perceber que a dimensão do pau-de-pontos do moliceiro corresponde ao rumo, antiga medida de construção naval portuguesa.