A recolha seletiva de Biorresíduos tem vindo a ser implementada, de forma faseada, na modalidade porta-a-porta, em áreas periurbanas das freguesias da Moita, Alhos Vedros, Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, bem como nas cantinas escolares e em contentores coletivos (proximidade), na Urbanização da Fonte da Prata. Este projeto chega agora aos estabelecimentos de restauração, lares e cantinas em todo o concelho.
Após uma ronda de contactos diretos com estes estabelecimentos, com vista ao diagnóstico de necessidades de recolha seletiva porta-à-porta relativamente aos vários fluxos de resíduos, os comerciantes estão novamente a ser contactados por uma equipa de sensibilização ambiental, devidamente identificada, que irá fazer a entrega dos contentores e explicar todos os procedimentos associados.
Nos estabelecimentos de restauração, lares e cantinas do concelho, são produzidos anualmente cerca de 2034 toneladas de Biorresíduos: restos de comida cozinhada, cascas de fruta, restos de legumes, de carne e de peixe, cascas de ovos, borras de café, etc. Para poderem ser valorizados e reciclados, estes Biorresíduos têm de ser separados e depositados num contentor próprio. A recolha de Biorresíduos porta-a-porta será certamente um modelo mais prático e cómodo para os estabelecimentos em causa e mais sustentável para o Ambiente e para o Município. Ao separar os Biorresíduos, além de se reduzirem as deslocações ao contentor habitual, diminui-se a quantidade de recursos desperdiçados que vão parar ao aterro, contribuindo para lhes dar uma nova vida, através da reciclagem e da transformação em composto; ou seja, fertilizante orgânico para agricultura e jardinagem.
Notícias relacionadas
-
Quer aprender a fazer uma horta amiga dos polinizadores?

Quer aprender a fazer uma horta amiga dos polinizadores?
30 Jan 2025 -
Comunicado | Relocalização de contentores de resíduos urbanos na Rua Samora Machel – Baixa da Banheira

Comunicado | Relocalização de contentores de resíduos urbanos na Rua Samora ...
29 Jan 2025 -
Podas continuam pelo concelho

Podas continuam pelo concelho
24 Jan 2025
