Aprender a fazer uma horta em casa, quaisquer que sejam as suas condições, um showcooking com dicas para acabar com o desperdício de alimentos e um passeio conduzido pela conhecida herbalista Fernanda Botelho são as propostas da Câmara Municipal para o último fim de semana de setembro, em que se assinala o Dia Mundial da Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar. A Câmara Municipal da Moita associa-se desta forma à efeméride, com várias iniciativas de sensibilização sobre a temática, ao longo de todo o fim de semana, e com a edição de um folheto informativo, dando continuidade aos objetivos de redução de resíduos e de promoção da sustentabilidade ambiental.
Segundo a ONU, um terço dos alimentos produzidos a nível mundial são desperdiçados ou perdidos, sendo esse desperdício responsável por 10% dos gases com efeito de estufa. No nosso país, de acordo com os dados do INE referentes a 2020, cada português desperdiça, em média, por ano, cerca de 183,6 kg de alimentos. O desperdício alimentar tem assim enormes impactos, tanto a nível ambiental como a nível social e económico, que urge combater.
Programa:
- Dia 30 de setembro, sábado
9:00h - 11:00h
Workshop “Mãos à Horta - Como Fazer uma Horta em Casa”, no Viveiro Municipal, conduzido pelo professor e horticultor local, José Mariano Fonseca
11:30h - 13:00h
Showcooking “Cozinhar com Zero Desperdício”. Dinamizado pela Escola Técnica Profissional da Moita, no Mercado Municipal da Moita
- Dia 1 de outubro, domingo
15:00h - 17:30h - ESGOTADO
Caminhada pedagógica de interpretação botânica e de literacia ecológica, conduzida pela herbalista Fernanda Botelho.
Identificação e degustação de ervas silvestres e flores comestíveis.
Percurso: Sítio das Marinhas - Praia do Rosário
A participação no Workshop e na Caminhada pedagógica é aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia até ao dia 25 de setembro, através do email div.residamburb@cm-moita.pt (indicar nome, idade e contacto telefónico)
![]()
Notícias relacionadas
-
Participe no concurso “A Minha Horta Biológica na Varanda” até ao final do mês de maio

Participe no concurso “A Minha Horta Biológica na Varanda” até ao final do ...
19 Mai 2025 -
No Dia Mundial da Reciclagem participe no Workshop de Reciclagem Criativa

No Dia Mundial da Reciclagem participe no Workshop de Reciclagem Criativa
14 Mai 2025 -
Semana das espécies invasoras

Semana das espécies invasoras
07 Mai 2025
