A fadista foi a voz escolhida para dar voz ao 49º aniversário do 25 de abril no concelho da Moita. A noite foi mágica.
Gisela João subiu ao palco, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, no dia 24 de abril para antecipar aquele que é um dos dias mais importantes no nosso país. A interprete de temas como Louca, Senhor Extraterrestre e Não fico para dormir aqueceu a noite e o coração de todos aqueles que saíram à rua para assistir ao concerto.
A noite antecipava o dia da comemoração da liberdade, um direito adquirido na Revolução dos Cravos e com um enorme significado, também, para a artista escolhida pelo Município da Moita. “Eu sinto-me sempre muito poderosa com todos os direitos conquistados para as mulheres e não só, depois do 25 de abril. Sou uma mulher e o impacto que o 25 de abril teve na liberdade das mulheres no nosso país é uma coisa muito grande e muito valiosa. Até me faz um bocado de confusão como é que há tanta mulher que já esqueceu isso. É muito importante que as meninas que nasceram depois, que não viveram isso tudo, como é o meu caso saibam o que é que isso representou para nós. Estamos a viver num mundo muito estranho e o 25 de abril é o dia mais importante do meu país para mim. Confesso que me custa a dormir até”, confessa entre risos.
Sem dormir bem e com nervos à parte a verdade é que em palco, a artista brilhou e fez o que de melhor sabe fazer, espalhar a sua voz. “Nunca sei muito bem o que é que vai acontecer porque depende sempre muito da energia que o publico nos dá também. Nós não fazemos nada sozinhos. Se fosse para fazer música só para mim ficava em casa, não é? Posso assegurar que canto sempre como se fosse a última vez que vou cantar. Tudo o que eu tiver para dar fica aqui no palco.”, garantia-nos, naquela que foi uma noite mágica.
Depois de encantar com a sua voz peculiar, Gisela João confessou-nos, ainda, os projetos para este ano. “Estou a preparar muito descanso e muita música nova. É um ano que se quer calmo. É importante nós percebermos o que é que de facto nos faz felizes e às vezes não é tudo que nos faz feliz, é só um poucochinho e há que perceber esse poucochinho que nos é necessário para termos um sorriso na cara todos os dias. É importante aprender a saber dizer não e a saber parar, portanto este ano é um ano que eu quero calmo para poder criar”, desvendou-nos.
Neste concerto estiveram ainda presentes os eleitos da Câmara Municipal da Moita, os Presidentes de Junta e de Assembleia de Freguesias, bem como o presidente da Assembleia Municipal. A noite foi apreciada por todos e terminou com palavras de apreço à liberdade, por parte do Presidente da Câmara, Carlos Albino, e um grande momento de fogo de artificio.
Related Events List
-
Exposição “Da Resistência à Liberdade”, em breve em exibição!
Exposição “Da Resistência à Liberdade”, em breve em exibição!
2024/04/10No dia 20 de abril será inaugurada uma exposição que marca os 50 anos do 25 de abril de 1974, no concelho da Moita. Este ano assinalam-se os 50 anos da Revolução dos Cravos e, por isso, as comemorações da data vão ser reforçadas. “Da Resistência à ... -
AML prepara homenagem a Presidentes de Câmara
AML prepara homenagem a Presidentes de Câmara
2024/04/11A iniciativa acontece no dia 18 de abril, no Cineteatro D. João V, na Amadora. De forma a assinalar os 50 anos do 25 de abril, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai prestar uma homenagem a todos os Presidentes de Câmara dos 18 municípios desta ... -
Pacheco Pereira esteve na Moita para falar de abril
Pacheco Pereira esteve na Moita para falar de abril
2024/04/15A Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça acolheu, na sexta-feira, dia 12 de abril, o evento que emocionou alguns dos presentes. A inauguração da exposição A Construção da Democracia, que estará em exibição na Biblioteca Municipal da Moita até dia ... -
Comissões Sociais de Freguesia reúnem no CEA
Comissões Sociais de Freguesia reúnem no CEA
2024/04/17No âmbito da ação do Conselho Local de Ação Social da Moita, realizou-se no dia 12 de abril, no Centro de Experimentação Artística, uma reunião relativa à constituição das Comissões Sociais de Freguesia. Estas estruturas contribuem para a dinâmica ... -
Inaugurada a exposição Da Resistência à Liberdade
Inaugurada a exposição Da Resistência à Liberdade
2024/04/23O evento teve lugar no passado sábado, dia 20 de abril. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a Câmara Municipal da Moita organizou uma exposição que marca o período pré e pós 25 de abril e que mostra as grandes mudanças ...
