A recolha porta-a-porta de Biorresíduos continua a ser alargada a algumas zonas periurbanas do concelho, conforme previsto neste projeto-piloto da Câmara Municipal da Moita. Nos próximos dias, a recolha seletiva de biorresíduos irá chegar às Arroteias – Urb. Quinta da Bonita; Bairro José Ferro; Bairro Galego; Casas de S. Lourenço; Bairro Macho – na Freguesia de Alhos Vedros. Os moradores vão ser contactados por técnicos devidamente identificados, da empresa SUMA, contratada pela Câmara Municipal para assegurar a entrega dos contentores individuais e o esclarecimento de todas as dúvidas relativas à separação e recolha dos biorresíduos (restos de comida e resíduos de jardim). A recolha porta-à-porta será efetuada pela Câmara Municipal, duas vezes por semana.
Este projeto está já implementado nas zonas do Chão Duro, Broega, Remoa, Bela Vista, Bairro Novo - Pinhal da Areia, Carvalhinho, Penteado e Brejos (Freguesia da Moita) e na União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos.
Numa fase posterior, a recolha de biorresíduos porta-à-porta irá abranger também mais áreas periurbanas de Alhos Vedros (Bairro Francisco Pires, Brejos Faria, Cabeço Verde, Cortageira, Lagoa da Pêga, Rego d’Água e Barra Cheia).
O projeto-piloto de recolha seletiva de biorresíduos resulta de uma candidatura do Município da Moita ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e é cofinanciado pelo Fundo de Coesão no âmbito do Programa Portugal 2020, tendo por principais objetivos o cumprimento das metas europeias e nacionais de recolha seletiva de resíduos, a valorização dos resíduos enquanto recurso ou “produto”, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e o envolvimento dos cidadãos na adoção de práticas mais sustentáveis e amigas do Ambiente.
A sua participação é fundamental
A recolha de biorresíduos porta-à-porta é um modelo mais cómodo e sustentável que contribui para a melhoria do Ambiente. Ao separar os biorresíduos, além de reduzir as suas deslocações ao contentor habitual, estará a diminuir a quantidade de recursos desperdiçados que vão parar ao aterro, contribuindo assim para lhes dar uma nova vida, através da sua transformação em composto orgânico para utilização na agricultura. A produção deste composto é assegurada pela Amarsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos municípios da Península de Setúbal.
Related Events List
-
Workshop “Compostagem e Horta Terapêutica”
Workshop “Compostagem e Horta Terapêutica”
2024/03/05Nem o mau tempo diminuiu o entusiasmo dos participantes no Workshop “Compostagem Doméstica e Horta Terapêutica”, com Fernanda Botelho e José Mariano Fonseca, na manhã do último sábado, dia 2 de março, no Viveiro Municipal. Muito participativo, o ... -
Tem recolha seletiva de Biorresíduos na sua rua?
Tem recolha seletiva de Biorresíduos na sua rua?
2024/03/06A recolha seletiva de Biorresíduos porta-a-porta é gratuita, prática e fácil para os munícipes. Recentemente, esta recolha foi alargada a novas zonas: Vinha das Pedras e Bairro Gouveia, na freguesia de Alhos Vedros, e Palheirão, na freguesia da Moita, ... -
Câmara Municipal elimina cepos
Câmara Municipal elimina cepos
2024/03/21Recorrendo à máquina adquirida no verão do ano passado, o Gabinete de Espaços verdes sa Câmara Municipal procedeu à eliminação de cepos em alguns locais do concelho. Na passada semana foram realizadas duas grandes intervenções. Uma ao longo do parque ... -
Dia Mundial da árvore assinalado na Moita
Dia Mundial da árvore assinalado na Moita
2024/03/22Jovens do concelho participam na plantação de novas árvores de forma a marcar esta data tão importante. O Dia Mundial da árvore é celebrado a dia 21 de março. De forma a assinalar a data, o Município da Moita organizou algumas atividades de forma a ... -
Câmara oferece publicação sobre Ambiente a todos os alunos do 4º ano
Câmara oferece publicação sobre Ambiente a todos os alunos do 4º ano
2024/03/22No dia em que, este ano, começou a Primavera e na véspera do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se comemora a 21 de março, o Presidente Carlos Albino e a Vice-Presidente, Sara Silva visitaram algumas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico para ...
