Acompanhando o alargamento do projeto-piloto de recolha de Biorresíduos porta-a porta à União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, que o Município da Moita está a iniciar esta semana, com a distribuição dos contentores individuais aos munícipes aderentes, estão também a ser realizadas ações de sensibilização nas escolas destas freguesias. O objetivo destas sessões é cativar as crianças para esta temática e disseminar junto das famílias as boas práticas ambientais, nomeadamente no que respeita à necessidade de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos urbanos.
Através de uma abordagem lúdica e pedagógica, é explicada a forma correta de separar estes resíduos, bem como o processo de transformação dos resíduos orgânicos em fertilizante para agricultura e jardinagem, chamando-se a atenção para a importância de todos colaborarmos. No final de cada sessão, é oferecido às crianças um pequeno vaso com o produto final da transformação dos biorresíduos, ou seja, o composto, e um lápis com sementes, para que percebam bem todo o ciclo de recolha e valorização dos biorresíduos.
A recetividade dos alunos a esta iniciativa é muito positiva e,de uma forma geral, os professores têm considerado as sessões de sensibilização uma mais-valia para o ensino e aprendizagem das temáticas ambientais e para a criação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, no futuro.
Recorde-se que a recolha de biorresíduos porta-à-porta pela Câmara Municipal foi já implementada em 2022 nas zonas do Chão Duro, Broega, Pinhal da Areia e Carvalhinho (Freguesia da Moita). O projeto abrangerá também, futuramente, a s localidades do Penteado e Brejos e a freguesia de Alhos Vedros (Arroteias, Bairro Francisco Pires, Rego d’Água e Cabeço Verde).
Este projeto resulta de uma candidatura do Município da Moita ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e é cofinanciado pelo Fundo de Coesão no âmbito do Programa Portugal 2020, tendo por principais objetivos o cumprimento das metas europeias e nacionais de recolha seletiva de resíduos, a valorização dos resíduos enquanto recurso ou “produto”, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e o envolvimento dos cidadãos na adoção de práticas mais sustentáveis e amigas do Ambiente.
Related Events List
-
Recolha de Biorresíduos na Urbanização da Fonte da Prata
Recolha de Biorresíduos na Urbanização da Fonte da Prata
2023/05/24A partir do próximo dia 29, os moradores na Urbanização da Fonte da Prata, em Alhos Vedros (na zona compreendida entre a Rua Jorge Peixinho e a Rua Luís de Freitas Branco), vão começar a ser contactados por técnicos devidamente identificados que irão ... -
Festa dos Biorresíduos anima e sensibiliza na Fonte da Prata
Festa dos Biorresíduos anima e sensibiliza na Fonte da Prata
2023/06/28A Urbanização da Fonte da Prata, em Alhos Vedros, foi, no passado sábado, dia 24 de junho, palco da “Festa dos Biorresíduos”. Esta iniciativa, inserida na campanha “Dê Nova Vida ao seu Lixo! – Recolha + Proximidade”, contou com ações de animação para ... -
Já conhece o Ecocentro de Alhos Vedros?
Já conhece o Ecocentro de Alhos Vedros?
2023/07/05Situado no Bairro João da Silva - Vinha das Pedras, o Ecocentro é um parque de contentores de grandes dimensões, aberto ao público, da responsabilidade da Amarsul. É o local ideal para depositar objetos fora de uso de grandes dimensões, como ... -
Monos | Objetos volumosos fora de uso
Monos | Objetos volumosos fora de uso
2023/07/17Coloque os monos e os resíduos de jardim junto ao contentor APENAS NO DIA INDICADO PARA A SUA ZONA! Para saber qual o dia certo para deposição destes resíduos na sua zona, leia a informação que consta do autocolante afixado no contentor verde. Pode ... -
Escola Básica 2/3 D. Pedro II premiada com menção honrosa Eco-Escolas
Escola Básica 2/3 D. Pedro II premiada com menção honrosa Eco-Escolas
2023/07/21A Escola Básica 2/3 D. Pedro II, na Moita, foi premiada com uma Menção Honrosa pela sua participação no projeto “Muros com Vida”. Este projeto, promovido pelo programa Eco-Escolas, visa a pintura de muros no interior das escolas ou em espaços afetos ...
