Um chafariz notável que passa despercebido no bulício da cidade, uma necrópole que remonta ao final do neolítico, fortificações que nos defenderam durante séculos, embarcações tradicionais que são o orgulho dos povos ribeirinhos, castelos, palácios e quintas que foram berço de reis e rainhas, templos que contam a história do povo português ao longo dos séculos, murais que enchem de cor e vida as nossas cidades…tudo isto, e muito mais, faz a substância de um curso livre, sem pré-requisitos, que a Área Metropolitana de Lisboa disponibiliza para todos as pessoas que pretendam conhecer um pouco melhor o património material e imaterial, de grande valor arquitetónico e artístico, da região.
São mostrados 18 ícones patrimoniais da região, um por cada concelho da área metropolitana de Lisboa, com vídeos e textos, onde são revisitados alguns episódios da história de Portugal, particularidades arquitetónicas e outras curiosidades. O curso lança, ainda, um olhar contemporâneo sobre uma das formas de arte emergente na região, a arte urbana (veja aqui um pequeno vídeo de apresentação do curso).
Igreja Matriz de Alcochete, Casa da Cerca, Necrópole de Carenque, Igreja Santa Maria, Forte de Santa Marta, Chafariz do Largo do Carmo, Igreja Matriz de Santa Iria de Azóia, Palácio Nacional de Mafra, embarcações tradicionais do Tejo, Igreja Paroquial do Montijo/Igreja do Divino Espírito Santo, Mosteiro Dom Dinis, Forte São Julião da Barra, Castelo de Palmela, Quinta da Fidalga, Forte de Santiago, Forte de São Filipe de Setúbal, Palácio Nacional de Queluz e Linhas de Torres, para além de inúmeros murais de arte urbana, compõem a totalidade do património abordado no curso.
O curso “Património Arquitetónico e Arte Urbana” está disponível, gratuitamente, na plataforma digital NAU (aqui), até abril de 2023, numa abordagem MOOC (do inglês Massive Open Online Course), que é um tipo de curso aberto, num ambiente virtual de aprendizagem, vocacionado para um grande número de alunos, e que configura uma abordagem inédita por parte de um instituição intermunicipal a este tipo de aprendizagem.
Poderá ser feito ao ritmo de cada participante, numa viagem cultural que demorará, no total das unidades formativas, cerca de cinco horas. No final de cada unidade formativa, haverá um momento de avaliação, através de quizzes.
Related Events List
-
Carris mantém horários dos TST
Carris mantém horários dos TST
2022/06/07Nas próximas duas semanas, a Carris Metropolitana vai manter os mesmos horários do antigo operador, Transportes Sul do Tejo. Num comunicado divulgado ontem, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) afirma que está “a desenvolver todos os esforços ... -
Caminhos e desafios para a habitação na área metropolitana de Lisboa
Caminhos e desafios para a habitação na área metropolitana de Lisboa
2022/11/17A Vereadora Anabela Rosa esteve presente, no dia 15 de novembro, na Faculdade de Arquitetura no evento "Caminhos e desafios para a habitação na área metropolitana de Lisboa", que contou com a presença de Marina Gonçalves, Secretária de Estado da ... -
300 milhões de euros candidatados a programas de habitação do PRR por municípios da área metropolitana de Lisboa
300 milhões de euros candidatados a programas de habitação do PRR por municípios da área metropolitana de Lisboa
2023/01/20O Grupo de Trabalho Metropolitano de Habitação, onde a Câmara da Moita se fez representar através da vereadora Anabela Rosa, reuniu no dia 11 de janeiro, na sede da AML, em Lisboa, onde foram discutidos vários assuntos, como as candidaturas dos ... -
300 anos do Cais da Moita reuniu dezenas de pessoas
300 anos do Cais da Moita reuniu dezenas de pessoas
2023/02/06As comemorações dos 300 anos do Cais da Moita, atraíram ao local, ontem, dia 5 de fevereiro, várias dezenas de pessoas. A cerimónia contou com a presença de diversas embarcações típicas, ancoradas no cais e engalanadas a rigor para receber convidados ... -
Grupo metropolitano debate processo de adaptação e mitigação de riscos hidrológicos na região de Lisboa
Grupo metropolitano debate processo de adaptação e mitigação de riscos hidrológicos na região de Lisboa
2023/02/09A Câmara Municipal da Moita esteve presente, no dia 7 de fevereiro, na reunião do grupo de trabalho metropolitano do ordenamento do território, ambiente e urbanismo, onde esteve em destaque o roteiro de implementação do processo de adaptação e ...
