A Praça de Touros Daniel do Nascimento encheu, na noite de 24 de agosto, para a apresentação das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem que decorrem de 6 a 15 de setembro. O evento mais esperado do ano tem Abertura Oficial, no dia 6, às 21:30h, na Praça da República. Serão 10 dias de muita animação e tradição.
“É um prazer ver a Praça cheia. É a demonstração de como a população da Moita acarinha as suas festas”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia, na apresentação das Festas que, considera o autarca, são uma afirmação da cultura e das tradições da Moita. “A Moita orgulha-se das suas festas e tem razões para isso”, referiu Rui Garcia. Destacou ainda a atratividade do programa, dirigido a diversos públicos, referindo que “quem nos visita leva o desejo de voltar”.
João Miguel, Presidente da Junta de Freguesia da Moita, salientou que as Festas da Moita, “das melhores do país”, constituem “um momento extraordinário da vida da população”, de convívio e de diversão.
Em representação da Comissão de Festas, João Gregório, destacou as vertentes religiosa, tauromáquica e náutica das festas e agradeceu o empenho das várias entidades envolvidas, cujos representantes marcaram presença na apresentação: além da CMM, da Junta de Freguesia e dos restantes membros da Comissão, a GNR, Bombeiros Voluntários da Moita, Sociedade Moitense de Tauromaquia, empresa Touroleve, e Paróquia da Moita.
Espetáculos iniciam com Boney M
Boney M (dia 6), Syro (dia 7), Iberia (dia 8), Cuca Roseta (dia 9), Blaya (dia 10), Quim Barreiros (dia 11), HMB (dia 12), April Ivy (dia 13) Deejay Kamala (dia 14) e Banda da Armada (dia 15) são os principais artistas que vão pisar o Palco da Marginal, antevendo-se grandes espetáculos, a partir das 23:00h.
As Festas da Moita oferecem mais dois palcos, com espetáculos diários: um na Praça da República e outro no Largo Conde Ferreira, este mais vocacionado para os bailes populares. Todos os concertos são ao ar livre e com entrada gratuita.
As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 8 de setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 18:00h.
![]()
No dia 7, realiza-se a tradicional Noite do Fragateiro, com Desfile de Marchas Populares nas ruas da Vila e participação das Marchas do União Desportiva e Cultural Banheirense, Bairro Alto, Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes, Grupo Desportivo da Mouraria e Alto do Pina.
As tradicionais largadas de toiros atraem, todos os anos, milhares de pessoas à Avª Dr. Teófilo Braga. Este ano, vão acontecer nas noites de 6, 9 e 13, a partir da 1:00h, nos dias 9, 10, 11, 12, 13 e 15, às 10:00h, e no dia 14, às 17:00h.
No Dia do Município, 10 de setembro, a Praça de Touros Daniel do Nascimento recebe, às 22:00h, a Corrida de Toiros.
![]()
O convívio popular é uma constante nas Festas da Moita, tendo o seu ponto alto na Tarde do Fogareiro, uma festa dentro da festa, no dia 13 de setembro, a partir das 13:00h. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar e os amigos vão chegando, enchendo a Avª Dr. Teófilo Braga. Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente de Amarante, a Charanga “Huga Huga”, do Rosário, e o Fogareiro Elétrico com Nélio Pinto.
![]()
A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 14, às 15:00h. No mesmo dia, também às 15:00h, o Varino “O Boa Viagem” recebe a bordo a iniciativa “Sábados a Ler em Família”, com a história “Por Favor Não Abanem o Barco”. A tarde de 12 de setembro, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 15:00h, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.
O Pavilhão Municipal de Exposições abre as suas portas, nestes 10 dias, à XXVI FECI – Feira Comercial e Industrial.
![]()
O programa completo das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem pode ser consultado aqui, e está disponível em papel, no Posto de Turismo Municipal, na Moita, e em alguns espaços comerciais do concelho.
Related Events List
-
Festa da Moita: Milhares de pessoas esperadas sexta-feira na Tarde do Fogareiro
Festa da Moita: Milhares de pessoas esperadas sexta-feira na Tarde do Fogareiro
2017/09/15No dia 15 de setembro, às 13:00h, tem início a sempre aguardada, tanto pela população, como pelos visitantes, Tarde do Fogareiro, nas Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem. A seguir à largada, assim que são recolhidos os touros, a Avenida Dr. ... -
Nas Festas da Moita há uma “Rua Ambientalmente Animada”
Nas Festas da Moita há uma “Rua Ambientalmente Animada”
2018/09/05Durante as Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, na Moita, nos dias 7, 8, 10 e 15 de setembro, entre as 21:00h e as 24:00h, a Câmara Municipal da Moita, a Comissão de Festas e o Projeto Ideias Ambientais vão transformar a Rua Dr. Miguel Bombarda ... -
Festas da Moita são EcoEvento
Festas da Moita são EcoEvento
2018/09/06As Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, na Moia, que vão decorrer entre 7 e 16 de setembro, serão, este ano, um EcoEvento, uma iniciativa, promovida em parceria com a Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.Nos três ... -
Fitness nas Festas da Moita
Fitness nas Festas da Moita
2018/09/18À semelhança de anos anteriores, o Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores da Câmara Municipal da Moita, em parceria com a Junta de Freguesia da Moita, Comissão de Festas e Câmara Municipal da Moita, realizou no dia 15 de Setembro, no âmbito das ... -
24 de agosto: Apresentação das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem
24 de agosto: Apresentação das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem
2019/08/06As tradicionais Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem estão a aproximar-se. No dia 24 de agosto, a partir das 21:15h, na Praça de Toiros Daniel do Nascimento, vai ser apresentado publicamente o programa completo desta edição. Nesta noite, está ...
