Encontro teve como objetivo debater três grandes desafios que a região enfrenta neste momento.
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) esteve reunida com os seus 18 municípios, e com o governo, para discutir ideias, metodologias e abordagens para três dos grandes desafios que a região enfrenta na atualidade: as comunidades migrantes, as pessoas em situação sem-abrigo, e as dependências e comportamentos aditivos.
Na reunião, que decorreu no dia 20 de junho, na sede da AML, estiveram presentes representantes das Câmaras Municipais, a comissão executiva metropolitana, dirigentes e técnicos municipais e, como convidados, os chefes de gabinete do ministro da presidência e do secretário de estado adjunto da Presidência e responsáveis do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências. A autarquia da Moita fez-se representar pelo Vereador António Carlos Pereira, que detém o pelouro da Intervenção Social, Saúde e Habitação.
Os participantes foram unânimes relativamente à necessidade de abordar as questões numa ótima intermunicipal, articulada entre o governo, os organismos públicos do setor social e de saúde, entre outros, os municípios, e a Área Metropolitana de Lisboa.
Foi, por isso, decidido, avançar-se com a criação de um grupo de trabalho metropolitano, para articular novas respostas integradas, e supramunicipais, perante problemas que são, como referido na reunião, “um desígnio metropolitano e nacional”.
Os representantes dos gabinetes do ministro e do secretário de estado salientaram que o governo conta com os municípios e com as entidades regionais para o desenvolvimento de respostas inovadores que, de uma forma complementar, ajudem a solucionar os problemas, mas também a potenciar as oportunidades, que o fluxo migratório coloca à sociedade portuguesa.
O panorama atual das pessoas que estão em situação de sem-abrigo, e que sofrem de dependências e adições, é também uma questão que preocupa todos os presentes.
Related Events List
-
Carris Metropolitana já foi apresentada
Carris Metropolitana já foi apresentada
2022/04/02O presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, foi ontem um dos convidados do terceiro aniversário do Navegante, numa cerimónia que teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa. O evento que assinalou o lançamento da Carris Metropolitana, contou ... -
Carris Metropolitana está a chegar à Moita
Carris Metropolitana está a chegar à Moita
2022/04/11Já foi oficialmente apresentada a Carris Metropolitana, a nova operação de transporte rodoviário da área metropolitana de Lisboa, que compreende todos os serviços e linhas intermunicipais assim como o serviço e linhas de 15 dos 18 municípios da ... -
Câmara da Moita reúne com AML e TML
Câmara da Moita reúne com AML e TML
2022/06/06O presidente da Câmara Municipal, Carlos Albino, reuniu hoje, nos Paços do Concelho, na Moita, com o 1º Secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Carlos Humberto e com o Administrador dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Rui Lopo ... -
Carris mantém horários dos TST
Carris mantém horários dos TST
2022/06/07Nas próximas duas semanas, a Carris Metropolitana vai manter os mesmos horários do antigo operador, Transportes Sul do Tejo. Num comunicado divulgado ontem, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) afirma que está “a desenvolver todos os esforços ... -
AML disponibiliza curso livre sobre património arquitetónico e arte urbana da região
AML disponibiliza curso livre sobre património arquitetónico e arte urbana da região
2022/10/27Um chafariz notável que passa despercebido no bulício da cidade, uma necrópole que remonta ao final do neolítico, fortificações que nos defenderam durante séculos, embarcações tradicionais que são o orgulho dos povos ribeirinhos, castelos, palácios e ...
