Salão Nobre dos Paços do Concelho, Praça da República, Moita
Coleção de retratos dos reis de Portugal, do artista Miguel António do Amaral, professor de desenho do século XVIII, patente no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A coleção é constituída por vinte e seis telas: Conde D. Henrique; D. Afonso Henriques; D. Sancho I; D. Afonso II; D. Sancho II; D. Afonso III; D. Dinis; D. Afonso IV; D. Pedro I; D. Fernando; D. João I; D. Duarte; D. Afonso V; D. João II; D. Manuel I; D. João III; D. Sebastião; Cardeal D. Henrique; D. Filipe II; D. Filipe III; D. Afonso VI; D. Pedro II; D. João V; D. José; D. João VI e Dona Carlota Joaquina. O artista Miguel António do Amaral só pintou até ao quadro de D. José, reinado em que faleceu, as telas de D. João VI e Dona Carlota Joaquina não são da sua autoria.
A encomenda da série régia foi feita pelo Mosteiro de Alcobaça a Miguel António do Amaral. O autor baseou-se em estampas com reproduções de outros pintores, um expediente muito utilizado nos séculos XVII e XVIII, em consequência da necessidade de se produzirem obras baratas e rápidas. São as vestes que marcam as figuras, com o peso e as dobras dos tecidos pintados em fundo escuro isento de adereços, com exceção da tela referente a D. Afonso Henriques, em cujo fundo se apresenta pintada a fachada gótica do Mosteiro de Alcobaça.
Outro aspeto a salientar na história desta coleção régia foi a sua transferência da Sala dos Reis do Mosteiro para o Depósito da Academia Real de Belas Artes de Lisboa, com a supressão das ordens religiosas em 1834.
Na segunda metade do século XIX, e por intervenção de um proprietário do concelho, Salvador José Castanha, foi possível a aquisição deste ciclo de telas sobre os monarcas portugueses. A portaria de 17 de Agosto de 1874, assinada pelo ministro do Reino de Fontes Pereira de Melo, autoriza a sua concessão à Câmara da Moita, com o objetivo de “adornar o Salão Nobre dos Paços do Concelho”.
No ano de 2011, foi assinado um Protocolo entre a Câmara Municipal da Moita e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, através do seu Departamento de Conservação e Restauro, com vista a serem recuperadas as oito telas da Coleção Régia que ainda careciam de tratamento. O quadro selecionado para intervenção foi o Cardeal D. Henrique, cujos trabalhos de conservação e restauro foram realizados pelos alunos de Mestrado, sob a supervisão da responsável Professora Doutora Leslie Carlyle, da FCT/UNL (DCR). A Câmara da Moita apenas suportou as despesas relacionadas com os materiais usados no tratamento da obra. Como estes trabalhos são feitos no contexto de aula, o quadro régio somente ficou concluído no final do mês de Março de 2017.
Fonte: Retrato em Movimento do Concelho da Moita, Câmara Municipal da Moita, 2004