Sítio das Marinhas - Centro de Interpretação Ambiental
O Sítio da Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental, inaugurado a 11 de Setembro de 2012, encontra-se localizado num território de reconhecido valor ecológico e arqueológico, pela riqueza da diversidade do meio, no que se refere à avifauna e às características particulares da ocupação e modelação humana.
É um equipamento singular, no âmbito da preservação e promoção do património cultural e natural, pela perspetiva integrada que apresenta da história e do ambiente, do homem e do território, de um espaço humanizado, com a reconstrução de muralhas e de uma salina em perfeito equilíbrio com uma paisagem de marés, de salgados e sapais, de diversidade animal e vegetal, inspirado e ancorado no estuário do Tejo, que pode ser desfrutado de forma lúdica e aprazível ou com sentido heurístico.
O Centro de Interpretação comporta uma exposição interior, uma exposição exterior em circuito ambiental, trilhado sobre motas e muralhas de pedra, e uma marinha recuperada e refuncionalizada, no âmbito do projecto integrado da Operação de Valorização da Zona Ribeirinha – Da Caldeira da Moita à Praia do Rosário. Tem como missão específica a promoção da ação educativa, no âmbito da sensibilização ambiental e patrimonial, e integra-se no Programa Municipal de Preservação e Valorização da Cultura Marítima. O Sítio das Marinhas inspira o reencontro com a memória coletiva de uma cultura que transcende a história da Moita, se precipita sobre o curso do Tejo e se alcança em algo tão fundamental à vida como o sal e a natureza.
Consulte mais informação sobre o Sítio das Marinhas em: https://issuu.com/dirp.cmmoita/docs/s__tio_das_marinhas
Estrada Municipal 506
Gaio-Rosário, Moita
GPS: N 38º39’38.983’’| O 8º 59’57.684’’
O Município disponibiliza apoio técnico na visitação de grupos organizados e de escolas mediante solicitação prévia.