Dia foi assinalado, pelo Município da Moita, com uma ação simbólica.
O Dia da Floresta Autóctone, comemorado a dia 23 de novembro, foi criado para destacar a importância da preservação e recuperação das espécies florestais nativas do território português. Esta data foi escolhida por coincidir com a época do ano mais favorável à plantação de árvores em Portugal, devido às temperaturas mais baixas e à maior disponibilidade de água no solo.
As florestas autóctones são compostas por espécies que existem naturalmente no território nacional há milhares de anos, como o sobreiro, a azinheira, o carvalho, o medronheiro ou o pinheiro-manso. Estas florestas são fundamentais para a biodiversidade, a proteção do solo, a regulação do ciclo da água e a captura de carbono, desempenhando um papel essencial na mitigação das alterações climáticas.
O Município da Moita assinalou esta efeméride, na segunda-feira, dia 24, com uma ação simbólica sobre a importância ecológica das espécies autóctones junto dos estabelecimentos que participam no projeto Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas. A cada uma das 21 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, Pré-Escolar e unidades de Multideficiência, foi distribuído um pequeno medronheiro que as turmas envolvidas naquele projeto irão plantar no espaço da horta biológica, na área dos “Oásis de Polinizadores”. O medronheiro (Arbutus unedo) é uma espécie autóctone e pioneira com grande resistência a condições adversas e que ajuda na recuperação de solos degradados, sendo uma importante fonte de alimento para polinizadores.


