A Câmara Municipal da Moita voltou a assinalar o Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e Desperdício Alimentar (29 de setembro), com um programa de atividades dirigidas ao público em geral, durante todo o fim de semana de 28 e 29 de setembro, sob o lema “Fim de Semana Sem Desperdício”.
Segundo a ONU, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados ou perdidos em todo o mundo,
sendo esse desperdício responsável por 10% dos gases com efeito de estufa. Além do impacto social e económico,
o desperdício tem um impacto ambiental gigante, quer pelo consumo de recursos a montante,
quer pela produção de resíduos a jusante. Embora cerca de metade dos alimentos sejam desperdiçados antes de chegarem aos supermercados,
ao longo da cadeia de valor (colheita, transporte, armazenamento, etc.), é ao nível do consumo que o Município pode intervir,
de forma mais imediata, com ações de sensibilização.
Esta iniciativa, que dá continuidade às ações desenvolvidas em 2021 e 2022, tem como objetivos alertar para a importância da prevenção do desperdício alimentar, mas também para da redução e reciclagem dos resíduos domésticos.
A manhã de sábado foi dedicada à alimentação local e sazonal, com uma visita à Fazenda Concórdio que se dedica à produção e comercialização direta de frutas e legumes. Ana Marques, engenheira agrónoma e proprietária desta exploração agrícola localizada na Barra Cheia, apresentou as vantagens do consumo de produtos locais e da época, bem como várias formas de os aproveitar na íntegra, ou seja, sem desperdício.
Durante a tarde, no café-concerto do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, decorreu, em ambiente informal, uma sessão informativa sobre alimentação saudável, conduzida por um médico e uma nutricionista, que desafiou os participantes a descobrir o que “escondem” os rótulos e prazos de validade e a conhecer diversos métodos de conservação dos alimentos, abordando, também aqui, as vantagens de uma alimentação baseada em produtos locais e sazonais, “com conta, peso e medida”.
Workshop e Concurso “Horta de Varanda”
No domingo, realizou-se no Viveiro Municipal, o workshop “Como Fazer uma Horta Biológica de Varanda – sem Desperdício”, com o professor e horticultor local José Mariano Fonseca, que mostrou a várias famílias como reduzir a sua pegada ecológica e a viver de forma mais sustentável.
Os participantes aprenderam a escolher o equipamento mais adequado, a selecionar as variedades de produtos para plantar, como fazer o combate a pragas, e finalmente, como fazer a colheita e conservação dos alimentos.
Para fechar o fim de semana, foi lançado um desafio a todos participantes, e que se estende a todos os residentes no concelho da Moita: participar no concurso “A Minha Horta Biológica na Varanda”. Para participar basta enviar fotos da sua horta biológica, acompanhadas de uma pequena descrição, para o endereço div.residamburb@cm-moita.pt, entre os dias 1 e 30 de abril de 2025. As fotos serão apreciadas pela equipa técnica que acompanha o projeto municipal Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas. Além de receberem prémios simbólicos, as hortas de varanda selecionadas serão divulgadas através dos meios informativos municipais e na 19ª edição da Biofesta, a realizar em 2025, esperando-se que, com esta iniciativa, promova o surgimento de mais espaços verdes em terraços e varandas no concelho.

