“O Meu Lugar é Contigo”, pelo CROAE – Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita
A exposição “O meu lugar é contigo” dá visibilidade aos animais que, por abandono, negligência, situações de risco ou entrega voluntária por motivos económicos ou pessoais, chegaram ao CROAE – Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita. Através da fotografia, somos convidados a olhar para além das estatísticas e das histórias anónimas, reconhecendo cada animal como sujeito de vida, com história, emoções e agência próprias.
Mais do que retratos, estas imagens são encontros. Elas interpelam-nos sobre as nossas responsabilidades éticas, sociais e políticas para com os animais não-humanos, lembrando-nos da fragilidade dos laços de cuidado, mas também da possibilidade de reconstruí-los.
“O meu lugar é contigo” não é apenas uma exposição sobre abandono. É também uma forma de conhecer os animais que aguardam no CROAE, abrindo a possibilidade de adoção e de criação de novos laços de afeto e responsabilidade. Ao mesmo tempo, é um convite à reflexão sobre a forma como nos organizamos enquanto sociedade multiespécie, sobre o modo como reconhecemos (ou recusamos reconhecer) os animais como parte integrante da nossa comunidade mais-que-humana, e sobre a urgência de práticas de cuidado, solidariedade e coabitação mais justas.
- Destinatários: Público em Geral
Horário de Funcionamento da Biblioteca
Gratuito
Eventos relacionados
-

Exposição de fotografia - “O Meu Lugar É Contigo”, pelo CROAE – ...
12 Fev a 11 Mar 2026Local:Biblioteca Municipal Bruno Vieira Amaral – Vale da Amoreira -

[ADIADO] Workshop SabiaMente por Baby Signs – Hora da refeição
07 Fev 2026Local:Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça -

Às Páginas Tantas… Há uma história para ouvir “Os lobos que vieram ...
05 a 10 Fev 2026Local:Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça
