O ponto de situação da Operação de Valorização da Zona Ribeirinha – Da Caldeira da Moita à Praia do Rosário foi um dos assuntos abordados. As obras em curso no âmbito desta operação decorrem
A aplicabilidade da Lei da Água e o risco da não permanência das associações náuticas do concelho da Moita nas áreas licenciadas pela APL foram também assuntos tratados nesta reunião de trabalho. A APL garantiu que será criada uma Comissão de Trabalho para analisar a viabilidade da continuidade dos centros náuticos nas áreas ribeirinhas, tendo em conta a importância da actividade destas associações para a valorização do património ribeirinho. De referir que, na inauguração da ETAR Moita/Barreiro, no dia 12 de Abril, o Presidente da Câmara da Moita e os representantes da Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense “Os Amigos do Mar”, Associação Naval Sarilhense, Associação dos Proprietários e Arrais das Embarcações Típicas do Tejo e Centro Náutico Moitense entregaram à Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território um memorando onde manifestavam estas preocupações.
Foi ainda analisada a proposta da APL de transferir para a Câmara Municipal a jurisdição das áreas sem interesse portuário. Neste assunto, a Câmara Municipal reiterou a necessidade de se investir na manutenção da navegabilidade do Rio Tejo.
A Câmara Municipal da Moita levantou ainda algumas questões relacionadas com áreas de lazer da zona ribeirinha, nomeadamente o Cais Novo de Alhos Vedros que é considerado pela autarquia uma área com um forte potencial e que, por isso, carece de um plano de requalificação. Foi também vincada a necessidade de se acautelar a continuidade da actividade do Estaleiro Naval de Jaime Costa,
Notícia relacionada:
