Com o intuito de promover um melhor conhecimento do património natural e cultural do concelho da Moita associado ao estuário do Tejo, enquadrado na vontade de uma valorização crescente da zona ribeirinha, o Município da Moita organiza um Dia Aberto a 16 julho, das 9:00h às 12:30h, no Sítio das Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental, localizado na estrada que liga a vila da Moita à localidade do Rosário.
Esta é uma iniciativa dirigida ao público em geral, que engloba atividades diversificadas, destacando as plantas das salinas, o seu papel ecológico e usos na alimentação saudável e sustentável. Estas plantas integram o ecossistema estuarino e são fundamentais para a captura de dióxido de carbono, como habitat e berçário de peixes e outros organismos, para fixar sedimentos, absorver o impacto de tempestades e inundações, etc.
Os visitantes poderão realizar visitas guiadas à exposição permanente; experimentar a fazer sal, degustar plantas das salinas; confecionar alimentos com ervas silvestres; analisar organismos das salinas à lupa; observar aves com telescópio terrestre e registar e identificar a biodiversidade com uma aplicação para telemóvel.
Além das atividades dinamizadas por funcionários municipais, estarão presentes a empresa Salina Greens (http://salinagreens.pt) que produz e comercializa plantas halófitas frescas, desidratadas e produtos relacionados, e também Maria das Ervas (http://mariadaservas.pt), que irá confecionar alimentos vegetarianos integrando ervas silvestres e plantas halófitas.
Uma novidade interessante será o lançamento da Pizza Salineira pela empresa local Il Pizzaciollo (https://www.facebook.com/PizzariaILPizzacciolo), numa demonstração muito concreta do potencial das plantas das salinas.
