Com o objetivo de facilitar a deposição dos resíduos recicláveis nos contentores para papel/cartão, a Amarsul está a substituir todas as tampas de cor azul destes contentores. Por terem uma abertura reduzida, estas tampas dificultavam a deposição daqueles resíduos, pelo que estão a ser substituídas por outras com maior abertura. Esta situação, muito reportada por munícipes, tinha sido transmitida por vários Municípios, nomeadamente pelo Município da Moita, à Amarsul, entidade responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos municípios da Península de Setúbal.
De salientar que a correta separação de resíduos recicláveis pelos cidadãos faz com que menos resíduos sejam encaminhados para aterro. Assim, além de ser um contributo para a melhoria ambiental, serão menos as toneladas de resíduos urbanos indiferenciados sujeitas a taxa de deposição paga pelos Municípios.
É também fundamental a adequada utilização destes equipamentos, devendo as caixas de cartão ser desmanchadas ou cortadas quando são de grandes dimensões.
Separe sempre o lixo! A colaboração de todos é essencial para termos um concelho limpo!