Ciclo de reuniões com professores e alunos da Universidade Sénior

Reuniao unisem 1 1024 2500
2020/10/12

O Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, e a Vereadora Vivina Nunes, com o pelouro de Assuntos Sociais, iniciaram, a 9 de outubro, um ciclo de reuniões com professores e alunos do Projeto Municipal UniSeM – Universidade Sénior da Moita, no sentido de apresentar e recolher contributos para o funcionamento do ano letivo 2020/21. Esta primeira reunião contou com um apontamento musical do Professor de Guitarra, Cavaquinhos e Bandolim, Mário Fortuna.

Recorde-se que, em março de 2020, quando o projeto completava 10 anos de existência, a dinâmica letiva e as comemorações do aniversário da UniSeM foram interrompidas pelo estado de emergência, decretado a nível nacional, para prevenção e controlo de infeção do Coronavírus (COVID-19), o que levou à criação de formas alternativas de comunicação regular com os alunos e professores através de email, SMS, contactos telefónicos e redes sociais. Na página de facebook do grupo UniSeM – https://www.facebook.com/groups/407294479956389/ – foram disponibilizadas várias publicações em colaboração com os professores, destacando-se a propostas relacionadas com as comemorações do 25 de Abril e a disponibilização semanal de aulas de ginástica adequada à faixa etária sénior e gravada em casa dos técnicos, com o lema: #FIQUEEMCASA MAS NÃO FIQUE SÓ.

Reforçando as medidas de apoio e de proteção aos alunos, as inscrições para o ano letivo 2020/2021 foram consideradas por renovação automática para todos os alunos integrados no ano letivo transato, resultando num total de 374 alunos com as matrículas garantidas.

Aliada à renovação das matrículas ficou também garantida para todos esses alunos a quota anual no valor de 10 euros que inclui o seguro escolar, despesas de inscrição e cartão de aluno para as renovações das inscrições.

Desta forma, todos os alunos que não tenham desistido formalmente até ao mês de março de 2020 ficaram com a sua matricula renovada para as mesmas disciplinas de opção que se venham a conseguir manter neste ano letivo de exceção.

Adiada vertente presencial

Apesar do adiamento da abertura do ano letivo da UniSeM, o Núcleo de Gestão da UniSeM considerou importante continuar a planear o futuro e a reorganizar a atividade para que o ano letivo 2020/2021 ainda seja possível na vertente presencial, ajustada às condições de segurança.

Segundo explicaram o Presidente e a Vereadora, até 31 de dezembro, face à evolução da pandemia e por questões de segurança de professores e alunos, não será possível a realização de aulas presenciais. Porém, como referiu Rui Garcia, “não pode ser como sempre foi, mas não pode deixar de ser”. E, desta forma, os autarcas lançaram o desafio aos professores para, em conjunto, serem desenvolvidas novas formas de manter a proximidade entre as pessoas, com propostas de atividades com recurso à vertente digital que serão disponibilizadas online para todos os alunos na página de facebook do grupo UniSeM. Posteriormente, a partir de 31 de dezembro, consoante o evoluir da pandemia, poderá haver um regresso gradual à vertente presencial, numa primeira fase com a dinamização de seminários temáticos, a desenvolver com a colaboração dos professores da UniSeM.

O funcionamento da UNISEM conta com a colaboração de professores e formadores em regime de voluntariado, com uma equipa técnica e vários equipamentos municipais e serviços afetos à Câmara Municipal e ainda com a participação ativa de um conjunto de parceiros que cedem as suas instalações, possibilitando aos alunos usufruir das aulas gratuitamente e próximo da sua área de residência, nomeadamente, as Escolas Básicas 2º e 3º ciclo, Fragata do Tejo, D. João I, José Afonso, Mouzinho da Silveira, Escola S. da Baixa da Banheira, Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Junta de Freguesia da Moita, Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, bem como coletividades e associações: Associação Dadores de Sangue da Baixa da Banheira, Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, Sociedade Recreativa Baixa da Serra e SFRUA – “A Velhinha”, ARPI - Associação de Reformados e Idosos “O Norte” ARPI da Moita, Centro Náutico Moitense.

São também ministradas aulas em diversos equipamentos municipais, particularmente nas Bibliotecas Municipais, Pavilhão Desportivo Municipal, Centro de Experimentação Artística, Divisão de Assuntos Sociais, Salão Nobre dos Paços do Concelho, Sala de Formação no Pavilhão Municipal de Exposições e FAVO.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados