Exposições patentes nos espaços culturais

Exposicao nu nuances 4 dez forum bx banheira  imagem  1 1024 2500
2020/11/25

Os espaços culturais do Município da Moita recebem, em dezembro, diversas exposições dirigidas ao público em geral. A promoção da literacia nas artes visuais, permitindo que os munícipes possam ler, interpretar, experienciar e expressar as artes, é o objetivo da programação regular nos vários espaços expositivos municipais.

2 a 31 de dezembro
“30 Anos de Leitura Pública – Pessoas, Palavras e Poemas!”
Biblioteca Municipal de Alhos Vedros

Em 2020, assinalam-se 30 anos de Leitura Pública no concelho da Moita. Ao longo de três décadas, as bibliotecas têm desenvolvido um conjunto de projetos dirigidos à comunidade educativa, aos utentes dos lares, às crianças e famílias e à população em geral. Muito mais do que um local onde se pode aceder à informação, o papel das bibliotecas municipais tem sido essencial na manifestação das mais variadas práticas artísticas, trabalhando com parceiros, disponibilizando espaços, promovendo e incluindo na sua programação um conjunto de ações com vista à fruição artística e cultural. São essencialmente centros de aprendizagem e partilha onde é possível, através das múltiplas atividades existentes, envolver a comunidade em projetos diversificados.
Os autores locais fazem, pois, parte deste universo. São pilares essenciais na dinâmica e na vida das bibliotecas e a sua participação nas mais variadas ações constitui um importante elo de ligação territorial e de reforço comunitário.
E, por isso, a Câmara Municipal da Moita lançou o desafio aos poetas nossos munícipes: escrever um poema sobre as nossas bibliotecas para integrar a “Exposição 30 anos de Leitura Pública – Pessoas, Palavras e Poemas!”.

Exposição 30 anos de leitura

 

4 a 30 de dezembro
“Nu, Nuances”, de Alunos do Atelier de Desenho e Pintura da CACAV
Galeria do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
Patente de 3ª a 6ª feira, das 10:00h às 18:30h, e sábado, das 14:00h às 19:00h

“O lugar do Corpo na reflexão humana tem originado múltiplas abordagens, tais como as transformações caracterizadas pelo indivíduo moderno, nas construções de género e raça e na retórica do sexo e do imaginário. Sabemos que o Corpo é um valor em si. Um património natural que sensivelmente percebemos de imediato. Este Corpo que é o nosso lócus na natureza se constitui de sentidos culturais. As ações e representações do Corpo são fruto da complexa relação entre a natureza e a cultura que se reveste de desejos e se corporifica na Arte”. Eduardo Barbosa

Exposição Nu Nuances 4 DEZ Forum Bx Banheira (Imagem)

 

5, 12 e 19 de dezembro / 14:30h às 17:30h
“As Mulheres e o Trabalho: A Indústria de Vestuário no Concelho da Moita”
Moinho de Maré da Azenha, Alhos Vedros

A exposição centra-se nas mulheres que trabalharam na indústria de confeções de vestuário, abordando particularmente a profissão de costureira, a mais representativa do setor. É também traçada uma panorâmica geral sobre a inserção da mulher no mundo do trabalho, desde o trabalho em casa, como doméstica, na agricultura, nas fábricas de cortiça e na indústria de vestuário. A discriminação laboral das mulheres e as lutas que desenvolveram por mais direitos e pela sua emancipação são igualmente temas tratados nesta exposição no Moinho de Maré.

exposição as mulheres e o trabalho

 

5 a 30 de dezembro
Coletiva do Atelier de Desenho e Pintura da CACAV
Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça
Patente de 3ª feira a sábado, das 10:00h às 19:00h

A exposição contém um conjunto de trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo 2019-2020. O atelier integra dois níveis de desenvolvimento criativo nos cursos para adultos e iniciação para as crianças, abrangendo várias faixas etárias.
Adotando o ensino personalizado, cada aluno expressa a sua individualidade através da partilha de um todo, passando pelos estímulos musicais, gestuais e outros, numa simbiose entre o mundo real e o seu imaginário.

Exposição  Coletiva Alunos Atelier Desenho e Pintura da CACAV (imagem)

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados