As Grandes Opções do Plano e Orçamento (GOP) para 2024, no valor de cerca de 76 milhões de euros, o maior sempre, foram aprovadas em Reunião Extraordinária de Câmara, ontem, dia 28 de novembro.
Com objetivos estratégicos claros e ambiciosos, este documento de gestão para o próximo ano está assente no princípio básico do cumprimento dos compromissos assumidos perante os cidadãos, com a realização de investimento em vários projetos e obras nas mais diversas áreas.
Grande parte do investimento será aplicado no Ordenamento do Território e Reabilitação Urbana, com o início dos trabalhos de substituição da rede de saneamento por todo o concelho a ser um ponto fulcral, num investimento de cerca de três milhões de euros. Também a mobilidade será uma forte aposta neste orçamento, com a reconversão e requalificação de vários locais, das quais são exemplo a obra da rua S. Sebastião ou o alargamento da Ponte do Matão, na Moita.
No Ambiente será dada continuidade ao investimento que se iniciou em 2023, com a colocação de contentores enterrados, as chamadas Ilhas Ecológicas, que irão chegar, a pouco e pouco a vários locais do concelho, bem como o alargamento da recolha seletiva de biorresíduos a grandes produtores como mercados, restaurantes e cantinas/refeitórios de empresas e instituições.
Apoio essencial às famílias
Na área da Educação a autarquia irá continuar a apostar na Escola a Tempo Inteiro, para um reforço do alargamento da rede de respostas e qualidade dos serviços prestados. Mas o próximo ano letivo (2024/2025) irá trazer uma grande novidade: a oferta dos cadernos de atividades para todos os alunos do 1º ciclo das escolas públicas do município. Duas medidas de apoio fundamentais para as famílias do concelho.
Quanto à habitação, a Estratégia Local do Município está já em marcha e no próximo ano prevê-se a continuidade do investimento que tem vindo a ser feito na recuperação de habitações para renda apoiada. O turismo, virado para o rio, mas também para uma vertente sustentável, como pilar do desenvolvimento económico local, vai continuar a ser uma forte aposta da autarquia, bem como o desporto, juventude e cultura, áreas estratégicas para que o concelho continue no caminho do progresso, sempre com os olhos postos na “Janela para o Tejo”.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024 vão agora ser submetidas à aprovação da Assembleia Municipal.
Notícias relacionadas
-
Autarquia cede projeto para oficinas da Junta de Freguesia da Moita
Autarquia cede projeto para oficinas da Junta de Freguesia da Moita
28 Fev 2024 -
Escolas da Moita e Baixa da Banheira ganham novos refeitórios
Escolas da Moita e Baixa da Banheira ganham novos refeitórios
21 Fev 2024 -
Tem início obra de substituição da rede de abastecimento de águas na Fonte da Prata
Tem início obra de substituição da rede de abastecimento de águas na Fonte ...
19 Fev 2024