Projeto CED efetua cerca de 290 esterilizações

Img 4247 1 1024 2500
2021/02/18

Em 2020, o Projeto CED (Captura, Esteriliza e Devolve) efetuou cerca de 290 esterilizações de gatos, capturados em todo o concelho da Moita.

Recorde-se que o Projeto CED é constituído por um grupo informal de voluntários que tem vindo, desde 2015, a intervir, no concelho da Moita, junto das colónias de gatos numerosas ou problemáticas que vivem na rua, com o objetivo de controlar a sua população, mantendo-a saudável.

Apesar do confinamento devido à pandemia da COVID-19, o projeto contou com a colaboração de vários veterinários em regime de voluntariado na esterilização de gatos e conseguiu concretizar a adoção de 48 gatos em 2020.

Este projeto, apoiado pela autarquia, tem vindo a valorizar o trabalho efetuado no que respeita ao bem-estar animal. Além da captura, esterilização e devolução dos gatos de rua, o projeto CED desdobra-se ainda no apoio e sensibilização dos tratadores dos gatos de rua, sobretudo no que respeita à importância da remoção dos restos de alimentos, e em campanhas para a adoção.
Os resultados do CED são muito positivos, com a redução significativa do número de indivíduos em cada colónia, cuja existência desempenha um importante papel no controle das pragas urbanas de roedores.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados