
O projeto "Subterrâneo - Um Musical Obscuro" esteve em residência artística no CEA durante dez dias, numa colaboração entre os portugueses da Má-Criação e os brasileiros dos grupos Foguetes Maravilha e Dimenti, reunindo artistas que desde 2009 se têm vindo a encontrar nos dois lados do Atlântico.
A peça foi apresentada no passado dia 6 de maio, no Centro de Experimentação Artística – CEA; no Vale da Amoreira, num ensaio aberto para alunos da Escola Secundária da Baixa da Banheira, com uma conversa no final com os artistas, permitindo debater o processo criativo em curso e os vários sentidos do espetáculo.
Escrito por Alex Cassal e Felipe Rocha, com encenação de Paula Diogo e Renato Linhares, o ponto de partida foram as notícias sobre os 33 homens presos num desabamento na Mina San José, no Chile, em 2010. Dias que se tornaram semanas que se tornaram meses até ao seu resgate, confinados numa pequena caverna a 700 metros de profundidade e talvez contando histórias uns aos outros durante este tempo.
Com Alegria Gomes, Cláudia Gaiolas, Crista Alfaiate, Fábio Osório Monteiro, Felipe Rocha, João Lopes Pereira, Marco Mendonça e Yaw Tembe, o musical terá estreia no Teatro São Luiz no próximo dia 1 de junho.