A obra de reabilitação foi inaugurada no passado sábado, dia 21 e trouxe muitos visitantes ao local.
Situado num local singular no âmbito da preservação e promoção do património cultural e natural o Sítio das Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental, tem agora instalações renovadas. A inauguração da obra de reabilitação, decorreu no passado sábado, dia 21 de setembro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal Carlos Albino, da Vice-presidente Sara Silva e dos vereadores António Carlos Pereira e Anabela Rosa, mas também da diretora da Riberalves da Moita, Marina Reis, empresa parceira neste projeto. Esteve ainda presente um antigo salineiro, Herculides Pereira, de 96 anos, que brindou todos os presentes com histórias contadas na primeira pessoa.
O Centro de Interpretação Ambiental e toda a sua envolvente contam com novas instalações, mais amigas do ambiente e em perfeita integração com o meio envolvente, que proporcionam melhores condições aos visitantes que podem desfrutar, no local, da natureza, da avifauna e da flora endémica. A exposição que se encontrava dentro dos antigos contentores passou, também, a ter outros moldes. Agora é exibida em painéis no exterior, para poder ser vista por todos os que aqui circulam livremente. Assim, ao longo do percurso, vão poder encontrar um conjunto de mesas interpretativas, com informação referente ao sal e à avifauna, que contemplam um QR code, um código que pode ser digitalizado com o telefone, que remete para a página de internet do Município, onde se pode aceder a informação mais detalhada sobre estas temáticas.
Esta obra aposta na valorização do concelho, através da revitalização das suas tradições e abre novos espaços à população.
Na cerimónia de inauguração, Carlos Albino realçou a importância deste espaço para a preservação das tradições e também a relevante parceria com a Riberalves que, em regime de mecenato, contribuiu para que a exposição, composta por vários painéis interpretativos, que agora se encontra no exterior, pudesse estar à disposição de todos.
“A maior importância de termos parceiros locais, nomeadamente neste projeto tivemos o apoio da Riberalves, é acima de tudo acreditarem naquilo que estamos a fazer, é uma validação extra. Ou seja, não somos só nós, autarquia, a acreditar nestes projetos, mas também, os privados acreditam; e é uma forma de eles próprios devolverem à comunidade um pouco daquilo que têm.”
Agora com melhores condições para receber os visitantes, o Sítio das Marinhas volta a estar disponível para visitas de estudo, mas também para a população em geral, com entrada gratuita.
Notícias relacionadas
-
Fim de Semana Sem Desperdício” sensibilizou para a redução de resíduos
Fim de Semana Sem Desperdício” sensibilizou para a redução de resíduos
30 Set 2024 -
Está quase a chegar mais um Fim de Semana Sem Desperdício!
Está quase a chegar mais um Fim de Semana Sem Desperdício!
24 Set 2024 -
Vespa asiática: como proceder?
Vespa asiática: como proceder?
20 Set 2024