Autor: Professor Gonçalo Ribeiro Telles
1973, Moita – O Parque Municipal da Moita fazia história, pelas mãos e visão do Professor Gonçalo Ribeiro Telles: o primeiro Parque Urbano do país, cerca de 4,5ha; um ícone para o concelho e para a Arquitetura Paisagista; um marco histórico, de uma visão que emprestou ao país e, essencialmente, a este concelho a forma de olhar o espaço e o ambiente – a forma consciente de atuar com aquilo que a natureza nos proporciona e de forma a não quebrar as ligações entre esta e as gentes, de forma a respeitar o sentido e a evolução da Paisagem e a deixar que esta nos embale na soma de cada dia.
O Parque Municipal da Moita oferece 4000 m2 de área verde, de aspecto naturalista, com lagos, árvores e relvados, oferecendo frescura e sombra aos visitantes. Junto à zona mais elevada, destaca-se um antigo Moinho, cuja estrutura foi aproveitada para instalar um café-esplanada.
O Parque da Moita tem um novo Espaço de Jogo e Recreio denominado “Parque Infantil Boa Viagem”, inaugurado a 1 de junho de 2021.
O novo espaço, que tem como temas as tradições do concelho da Moita, foi projetado para ser utilizado por crianças e também por jovens adolescentes. Uma das tradições evocadas está relacionada com o varino municipal “O Boa Viagem” e a forte ligação da Moita ao rio, representada, essencialmente, por uma torre multifunções desenhada sob a forma de uma embarcação com os detalhes e o nome do varino “O Boa Viagem”.