-
Bienal de Pintura de Pequeno Formato – Prémio Joaquim Afonso Madeira
Esta iniciativa parte de uma organização conjunta entre o Município da Moita, a Junta de Freguesia de Alhos Vedros e o C.A.C.A.V. - Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros, com o propósito do incentivo à criação artística, no domínio da pintura, e bem assim, honrar e divulgar a Identidade e História Local, com o destaque para a personalidade de Joaquim Afonso Madeira, com ligação ao território de Alhos Vedros à data de 1952, de reconhecido mérito artístico, onde se destaca o percurso enquanto autor, ensaiador, encenador, cenarista e figurinista.
A Bienal de Pintura de Pequeno Formato é uma manifestação de liberdade criativa, um projeto de participação, de partilha e uma possibilidade de transformação e pretende ser um incentivo à criação artística, no domínio da pintura, através do apoio aos artistas, na valorização do seu trabalho e no encontro deste com a comunidade.
As normais e demais informações estão também disponíveis em https://www.jfalhosvedros.pt e em https://www.cacav.org
Para mais informações contacte: bienalpinturamoita@gmail.com | T.: 967 747 637
Catálogo XI Bienal de Pintura de Pequeno Formato - Prémio Joaquim Afonso Madeira 2024
Catálogos das edições anteriores:
Catálogo X Bienal de Pintura de Pequeno Formato - Prémio Joaquim Afonso Madeira 2021
Catálogo da IX Bienal de Pequeno Formato – Prémio Joaquim Afonso Madeira 2019
Catálogo da VIII Bienal de Pequeno Formato – Prémio Joaquim Afonso Madeira 2017
Catálogo da VII Bienal de Pequeno Formato – Prémio Joaquim Afonso Madeira 2015
Catálogo da VI Bienal de Pequeno Formato – Prémio Joaquim Afonso Madeira 2013
Catálogo da V Bienal de Pequeno Formato - Prémio Joaquim Afonso Madeira 2011
Catálogo da III Bienal de Pequeno Formato - Prémio Joaquim Afonso Madeira 2007
Catálogo da II Bienal de Pequeno Formato - Prémio Joaquim Afonso Madeira 2005
Catálogo da I Bienal de Pequeno Formato - Prémio Joaquim Afonso Madeira 2003
-
Cultura à Solta
A iniciativa do Município da Moita «Cultura à Solta» percorre as várias freguesias do concelho habitualmente nos meses de julho e agosto. Com o objetivo de descentralizar os eventos culturais, espalha propostas por vários pontos do município, que convidaram a população para momentos bem passados.
-
Banda às Riscas | Vários Locais de Sarilhos Pequenos
-
Moços D'Uma Cana | Jardim das Laranjeiras, na Baixa da Banheira
-
Concerto “In Christum”, pelos Vox Angelis | Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros
-
Pequena CirCOOnferência” | Parque das Canoas, Gaio
Últimas Edições
Cultura à Solta 2024 - Programa 2024
Cultura à Solta 2023 - Programa 2023
Cultura à Solta 2022 - Programa 2022
-
ARQUIVO DE PROJETOS MUNICIPAIS
-
Centro de Documentação da Diversidade
MISSÃO
O Centro de Documentação da Diversidade constitui-se como repositório dos testemunhos e das representações da diversidade cultural caracterizadora do território municipal, promovendo a sua conservação, valorização e divulgação.OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS
Constituem objeto do património cultural imaterial os usos, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – em associação com os instrumentos, objetos, artefactos e espaços físicos que lhes são inerentes – que as comunidades, os grupos e os indivíduos, reconheçam como parte integrante da sua herança cultural e da sua identidade. Ao qualificar o seu contributo para o reconhecimento, proteção e difusão das características identitárias locais e para o reforço de uma consciência cultural e de cidadania, o projeto tem como objetivos específicos:
- Promover a recolha de informação das memórias e tradições orais das comunidades presentes em território municipal;
- Promover o inventário das realidades sem suporte material para efeitos do seu conhecimento, preservação e valorização;
- Promover a incorporação e inventário dos acervos patrimoniais, documentais e bibliográficos, de interesse relevante para o conhecimento sociocultural do território do município da Moita;
- Promover o conhecimento, a preservação e valorização do património;
- Caracterizar e qualificar os diferentes modos de vida e saberes-fazer, capital cultural das comunidades locais, no reforço de valores de identificação e de pertença;
- Disponibilizar aos públicos e utilizadores o acesso à informação possibilitando a produção de novos conhecimentos;
- Desenvolver uma plataforma on-line e outros projetos de divulgação, como estratégia de sensibilização e de difusão do património cultural;
PROJECTOS ESTRUTURANTES
O cumprimento dos objetivos do Centro de Documentação da Diversidade será faseado, desenvolvendo-se em projetos de execução que reflitam áreas e padrões de cultura definidos, pela seguinte prioridade:
- Projeto Diversidade Cultural (Vale da Amoreira)
É a mais recente freguesia do Concelho da Moita e possui uma estrutura social caracterizada em grande parte por populações de origem africana que se sedimentaram no território. Possui uma diversidade cultural muito vincada, valorizada e dinamizada nas diversas associações culturais com sede na freguesia
- Projeto Padrões de Cultura (Baixa da Banheira)
De génese recente a Baixa da Banheira releva pelos padrões de inclusão solidária característicos do operariado que deu origem aquela terra singular, expressos nos movimentos de reivindicação e luta operária, de constituição de associações diversas, culturais, desportivas e recreativas, que se firmaram como lugares de socialização.
Mapa Sonoro da Baixa da Banheira - Oficina Cidades Sonoras
- Projeto Cultura, Terra e Identidade (Alhos Vedros)
Na freguesia de Alhos Vedros, no lugar da Barra Cheia, reside ainda uma memória fresca do passado agrícola do concelho, animada pelos ranchos de folclore etnográficos, que cultivam a cultura caramela. O projeto intervirá no sentido de potenciar e difundir o trabalho de recolha de testemunhos de vida e tradições já desenvolvido pelas associações locais.
-
Cultura em Movimento
O projeto Cultura em Movimento surge em 2016 e é um programa organizado entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo cujo objetivo é dinamizar o espaço público e permitir o acesso, a todos os munícipes, a um conjunto de iniciativas e espetáculos que decorrem durante os meses de verão.
Artes performativas, cinema, música, teatro e muita animação invadem diferentes espaços públicos em todas as freguesias do município.
Cultura em Movimento - agosto de 2021
Cultura em Movimento - julho de 2021
Covid-19 | Normas de Segurança do programa Cultura em Movimento
-
Encontro de Culturas Ribeirinhas
Encontro de Culturas Ribeirinhas O Encontro de Culturas Ribeirinhas evoca e celebra a identidade marítima das gentes do rio, dos fragateiros e dos mestres de estaleiro, que fizeram a história do Tejo, e de todos aqueles que amam o rio, que o cultivam como património, que lançam novas embarcações à água e refletem sobre a preservação, valorização, sustentabilidade e potencialidade de uma cultura que transcende margens, comum, e desvenda múltiplas oportunidades de desenvolvimento de trabalho para as povoações ribeirinhas.
É esse o significado do Encontro de Culturas Ribeirinhas, iniciativa de caráter bienal, com a próxima edição a decorrer em 2015, promovido para festejar e debater a cultura marítima, organizado pela Câmara Municipal da Moita, em colaboração com o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa, com a Associação Desportos Náuticos Alhosvedrense “Amigos do Mar”, de Alhos Vedros, Centro Náutico Moitense, da Moita, e Associação Naval Sarilhense, de Sarilhos Pequenos, associações náuticas do concelho e parceiros fundamentais do Município no âmbito da temática do património flúvio-marítimo, que têm desenvolvido ao longo dos anos um trabalho notável no âmbito das tradições marítimas, construindo e reconstruindo embarcações, divulgando e promovendo a arte marítima local.
-
Moita Património - Programa Municipal de A.I.D.
Contribuir para o estudo e divulgação do Património e História Locais, valorizando, preservando e difundindo a história e a identidade do concelho da Moita é o objetivo principal do “Moita Património”.
O Moita Património – Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação tem caráter bienal.
Este programa surge com o objetivo de incentivar o estudo e a divulgação do Património e da História Local, criando um mecanismo de apoio, no valor total de 10 000 euros, que estimule a investigação, criação e edição, fomentando, desta forma, o aparecimento de novos trabalhos e projetos nestas áreas, com ênfase na história local, arqueologia e etnografia do concelho da Moita.Podem candidatar-se a este programa investigadores e autores a residir em Portugal e com mais de 18 anos, associações, instituições particulares de solidariedade social e entidades e estruturas profissionais, nas áreas da cultura e do ensino. Os trabalhos apresentados têm de ser inéditos, com interesse para divulgação aos munícipes e que projetem o Município da Moita.
A Câmara Municipal pretende que este programa de incentivo tenha uma periodicidade bienal, podendo a temática variar de edição para edição. A primeira edição, que ocorreu em 2014, teve como Tema Alhos Vedros, da Idade Média ao Século XVIII, tendo sido aprovada a candidatura de António Gonçalves Ventura, com o trabalho Alhos Vedros: Economia, Administração e Demografia sécs. XIV-XVIII, cuja apresentação decorreu a 15 de dezembro de 2014.
“O Património Flúvio-Marítimo do Concelho da Moita” foi o tema da 2ª edição do Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação – Moita Património/2016 e a candidatura de Ana Rita Ribeiro Correia, “Percursos Sonoros”, foi a vencedora.
No âmbito da 3ª edição do Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação – Moita Património, que se realizou em 2019, foram selecionados para apoio as candidaturas “Gaio-Rosário: Leitura do Lugar”, apresentada por Frederico Emanuel Simão Vicente, e “História e Património Religioso do Concelho da Moita”, apresentada por Rui Manuel Mesquita Mendes.
-
O Nosso Lugar é um Mundo
O Nosso Lugar é um Mundo é um ciclo de documentários produzidos pela Câmara Municipal da Moita, com realização de Margarida Leitão, dedicados ao universo sociocultural do concelho e à diversidade cultural que caracteriza o território. Das artes plásticas à música, passando pela escrita e pelos ofícios, do tradicional ao contemporâneo, pretende-se colocar em diálogo diferentes acervos, pessoas e grupos culturais, sob o desígnio de um olhar vivo, mobilizador da memória e do imaginário. -
Projeto "De Pequenino" e "De Pequenote"
Desde 2007 que o projeto "De Pequenino..." tem vindo a consolidar-se como um espaço de partilha que contribui para o despertar da criatividade e o interesse dos bebés e crianças do concelho, dos 0 aos 36 meses, na área da música, dança e teatro, assim como propicia o convívio salutar entre os pais e pequeninos.
Esta iniciativa tem uma periodicidade mensal e ocorre no primeiro sábado de cada mês, sempre que a restante programação concelhia o permita.
Devido à grande procura do projeto houve necessidade de criar um outro que respondesse às necessidades dos pequenotes dos 3 aos 5 anos. Surge assim o "De Pequenote" que irá alternar, ao longo do ano, com o "De Pequenino". Este projeto mantém a mesma filosofia e objetivos do seu precursor.
Contamos com a presença do seu pequenino ou pequenote, assim como dos pais!
Caso pretenda receber a divulgação destes projetos, agradecemos o envio do seu endereço eletrónico para o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, através do telefone 210 888 900 (terça-feira a sábado, das 14h30 às 19h30) ou do correio eletrónico: forum.cultural.jmf@mail.cm-moita.pt, ou para a Divisão de Cultura e Desporto, através do telefone 210 817 040 ou do correio eletrónico: div.cultura@mail.cm-moita.pt.
-
Projeto Multidisciplinar “Sons, Ritmos e Cores”
O Município da Moita viu aprovada a candidatura ao Programa Operacional Portugal 2020 (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento - PorLisboa2020), Prioridade de Investimento 9.1 do programa Cultura para Todos, com o projeto "Sons, Ritmos e Cores”. Com áreas de intervenção na música, dança e imagem, este projeto multidisciplinar visa a capacitação dos participantes nestas vertentes artísticas e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
A definição destas três áreas partiu do reconhecimento da sua centralidade no campo das práticas artísticas com expressão no território do concelho da Moita, tendo como duplo objetivo alcançar membros da comunidade mais afastados dos circuitos habituais das práticas culturais, mas também aprofundar a participação daqueles que, formal ou informalmente, mantêm algum tipo de ligação.
Com esta candidatura, a autarquia pretende assim promover a inclusão social através das práticas artísticas, contribuindo para a aquisição de competências no domínio social, pessoal e técnico, com vista à promoção da igualdade de oportunidades, à participação ativa e à melhoria da empregabilidade. Por considerar que as artes e a cultura são condições essenciais para o desenvolvimento pessoal e participação plena dos indivíduos na sociedade contemporânea, o Município da Moita pretende, com este projeto, em particular, que esses sejam recursos privilegiados de capacitação e empoderamento social.
O projeto “Sons, Ritmos e Cores”, que será desenvolvido no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, irá incluir a instalação de um Estúdio Comunitário e a realização de Oficinas de Captação, Mistura e Masterização, Produção Musical, Escrita Criativa, Voz, Teoria Musical, Dança e Vídeo, e tem como destinatários jovens e adultos a partir dos 14 anos, sem limite de idade.
A participação é gratuita mediante inscrição e marcação prévia.
- Estudo Comunitário - Sons daqui e dali
Local: Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira
Inscrições:
Ficha de Inscrição | Autorização do Encarregado de Educação (menores de idade)
(os documentos devem ser enviados para o email: cea@mail.cm-moita.pt)
Mais informações podem ser obtidas pelo T. 211 810 030 ou 936 866 903.
- Formação em Produção, Gestão e Divulgação de Projetos
Destinatários: M/14
Participação Limitada e gratuita mediante inscrição prévia
Inscrições: Até dia 20 de maio descarrega aqui a ficha de inscrição e envia-a preenchida para
cea@mail.cm-moita.pt ou via WhatsApp para 936 866 903Organização: Município da Moita/SONS.RITMOS.CORES
+infos: juventude@mail.cm-moita.pt | 936 866 903
Ficha de Inscrição | Autorização do Encarregado de Educação (menores de idade)
- Formação em Danças Urbanas