Câmara apresentou Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo

Img 9661 1 1024 2500
2020/09/28

As sessões de apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo aos agentes desportivos do concelho da Moita decorreram nos dias 26 e 27 de Setembro, no Pavilhão Desportivo Municipal. Construído com a participação, as opiniões e os contributos de todos os atores e agentes da política desportiva local – autarquias, movimento associativo popular, escolas, pais, atletas –, o Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo pode ser consultado aqui.

Em várias reuniões, jornadas e fóruns de discussão e diagnóstico, os diferentes intervenientes construíram este Plano que define o enquadramento, os objetivos e eixos estratégicos do desenvolvimento desportivo sustentável para os próximos anos. Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, este documento constitui-se como um “guia” que mostra as "potencialidades concelho, os aspetos a melhorar e as perspetivas de futuro”, considerando que as metas que se pretendem atingir são “perfeitamente alcançáveis”, tendo em consideração o vasto trabalho já efetuado na área do desporto. Rui Garcia salientou ainda a tradição que o Município da Moita tem no desporto, conseguindo envolver “milhares de praticantes, de várias faixas etárias, em diversas modalidades”.

Daniel Figueiredo, Vice-Presidente da CMM e responsável pelo pelouro de Desporto, explicou a metodologia utilizada na construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo e salientou a importância de todos os que intervém na área para a concretização deste documento, que integra os contributos das reuniões, jornadas e fóruns de discussão realizados. “Este é um livro de trabalho”. Daniel Figueiredo salientou ainda arelevância do desporto na vivência e plenitude social e emocional do ser humano.

Fazer da Moita um Município de referência no desporto para todos, promovendo o acesso inclusivo, generalizado e qualificado da população a um vasto conjunto de práticas desportivas, é o objetivo comum.

O acompanhamento da execução do Plano de Desenvolvimento Desportivo é da responsabilidade do Município da Moita, nomeadamente do seu executivo, apoiado pela estrutura técnica dos serviços municipais, bem como por uma comissão de acompanhamento e avaliação que deverá integrar representantes dos parceiros e agentes desportivos.

No decurso da execução do Plano, os objetivos estratégicos definidos são monitorizados/medidos. Para o efeito, serão monitorizadas de forma contínua as medidas implementadas e atualizados os indicadores associados, de forma a constituir um sistema de informação relevante.

O Plano será objeto de uma avaliação bienal, relativamente ao grau de execução das medidas, aos resultados alcançados e aos desvios relativamente ao programado, da qual resultará a elaboração de um relatório que deverá conter, entre outras informações, as principais conclusões e recomendações.

capa_pmdd

img_9643
IMG_9801
img_9790
img_9687
img_9813
img_9666
img_9681
img_9683
img_9832

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados