área de conteúdos (não partilhada)
04 Ago 2026
Uma beata de cigarro demora entre 1 a 12 anos a degradar-se totalmente.
O grande problema é que a maioria dos filtros contem acetato de celulose, um tipo de plástico que não é biodegradável, o que faz com que a beata nunca desapareça por completo. Em vez disso, ela fragmenta-se em milhares de microplásticos que continuam a poluir a terra e o mar.
Uma só beata…
- liberta mais de 4700 substâncias químicas nocivas, como metais pesados, pesticidas e nicotina.
- pode contaminar entre 2 a 6 litros de água.
- os microplásticos e os químicos libertados entram nas cadeias alimentares, sendo ingeridos por animais marinhos e aves.
Não deixe beatas na areia, nem as atire para o chão da esplanada ou para as sarjetas, pois acabarão por contaminar rios e oceanos!
Na praia ou na rua, use cinzeiros portáteis e descarte as beatas no lixo comum, sempre bem apagadas!
O Ambiente e a sua Saúde agradecem!
Notícias relacionadas
-
Workshop de Restauro de Móveis - Nova edição a 5 de julho

Workshop de Restauro de Móveis - Nova edição a 5 de julho
12 Jun 2025 -
Nova edição sobre flora espontânea da Praia do Rosário

Nova edição sobre flora espontânea da Praia do Rosário
09 Jun 2025 -
Participação pública da Avaliação Ambiental Estratégica do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável da área metropolitana de Lisboa

Participação pública da Avaliação Ambiental Estratégica do Plano ...
06 Jun 2025
área partilhada
Conteúdo atualizado em3 de agosto de 2026às 16:55
