Rafael Oliveira conquistou o Prémio Joaquim Afonso Madeira e Cristiano Felismina foi distinguido com o Prémio Revelação na cerimónia pública que assinalou a abertura oficial da mostra.
A arte e a criatividade voltaram a estar em destaque no concelho da Moita com a inauguração da XII Bienal de Pintura de Pequeno Formato - Prémio Joaquim Afonso Madeira. A cerimónia solene aconteceu no passado dia 10 de outubro, data em que ocorreu a respetiva entrega de prémios aos artistas vencedores.
O vencedor da edição de 2026 foi Rafael Oliveira, distinguido com o Prémio Joaquim Afonso Madeira, no valor monetário de 1.300 euros. Já o Prémio Revelação, no valor de 600 euros, foi entregue ao jovem talento Cristiano Felismina. Com esta distinção, as respetivas obras passam agora a integrar o património das entidades organizadoras.
Recorde-se que a Bienal homenageia a personalidade e o reconhecido mérito artístico de Joaquim Afonso Madeira, figura fortemente ligada ao território de Alhos Vedros, onde se destacou como autor, ensaiador, encenador, cenarista e figurinista.
A cerimónia contou com a presença da Vereadora Anabela Rosa, em representação do Município da Moita. A acompanhar a sessão estiveram também Artur Varandas, em nome da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, e o Professor Joaquim Raminhos, em representação do Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV).
O júri desta XII edição avaliou dezenas de candidaturas com base em critérios como a técnica, qualidade conceptual, criatividade, originalidade, composição e equilíbrio. A exposição reúne uma seleção de obras originais e ficará patente no Moinho de Maré da Azenha de Alhos Vedros até ao dia 22 de novembro de 2026.
Notícias relacionadas
-
Município da Moita cria Pontos Biblioteca nas escolas do concelho para aproximar as crianças da leitura

Município da Moita cria Pontos Biblioteca nas escolas do concelho para ...
28 Set 2026 -
A Feira do Livro de Alhos Vedros está de regresso ao F.A.V.O.

A Feira do Livro de Alhos Vedros está de regresso ao F.A.V.O.
28 Set 2026 -
A Marginal da Moita volta a ser palco do desporto

A Marginal da Moita volta a ser palco do desporto
28 Set 2026
