Estima-se que, em Portugal, sejam atiradas ao chão cerca de 7 000 beatas ou pontas de cigarro por minuto!
Os filtros de cigarro são feitos de um plástico chamado acetato de celulose. Quando descartados no meio ambiente deixam não apenas esse plástico, mas também a nicotina, os metais pesados e muitos outros produtos químicos. Só no filtro existem cerca de quatro mil substâncias químicas não biodegradáveis, sendo 300 delas cancerígenas. Quando chove inicia-se um ciclo: a água é contaminada pelas substâncias do cigarro e daí segue para os esgotos e, por sua vez, para o oceano. Sabia que uma beata é o suficiente para poluir dois litros de água?
Por serem extremamente poluentes deve ter o cuidado de nunca deitar as beatas para o chão ou para a sarjeta. Coloque as pontas de cigarro bem apagadas nas papeleiras ou contentores de resíduos urbanos indiferenciados. Se tiver consigo um pequeno recipiente de vidro ou outro apropriado pode ir guardando as beatas até conseguir colocá-las nos contentores.
Notícias relacionadas
-
Câmara da Moita reforça segurança no Parque Municipal e na Zona Ribeirinha das Salinas em Alhos Vedros com videovigilância

Câmara da Moita reforça segurança no Parque Municipal e na Zona Ribeirinha ...
29 Out 2026 -
Tens 14 anos ou mais e procuras uma oportunidade de brilhar?

Tens 14 anos ou mais e procuras uma oportunidade de brilhar?
29 Out 2026 -
Serviço de Saúde Ocupacional promove ações de sensibilização junto das escolas

Serviço de Saúde Ocupacional promove ações de sensibilização junto das escolas
28 Out 2026
