A Câmara Municipal da Moita associou-se, no passado domingo, dia 17, à homenagem prestada por um grupo de militares, em conjunto com a Marinha Portuguesa, ao Primeiro-Marinheiro AD Júlio Correia Marques.
No dia 10 de março de 1987 ocorreu um trágico acidente a bordo do NRP António Enes, à entrada do porto da Horta, nos Açores, no qual faleceram seis militares. Entre eles encontrava-se o primeiro-marinheiro AD Júlio Correia Marques que vivia com a sua família na Baixa da Banheira e que veio a ser sepultado no Cemitério Municipal do Vale da Amoreira.
No dia 10 de março de 2017, 30 anos depois do acidente, um grupo de Oficiais, Sargentos e Praças pertencentes à guarnição do NRP António Enes à data do acidente acima referido, deslocou-se à cidade da Horta, na Ilha do Faial, a fim de homenagear, com o apoio da Marinha, a memória dos seis militares que ali pereceram.
Ficou naquela data acordado, entre os presentes, que após a referida homenagem realizada na Horta, seria iniciado um ciclo de homenagens a realizar, anualmente, na terra natal de cada um dos seis militares falecidos em conjunto com as respetivas famílias.
Este ano, o concelho da Moita e, mais propriamente a freguesia da Baixa da Banheira, acolheu a merecida homenagem ao Primeiro-Marinheiro AD Júlio Correia Marques.
Notícias relacionadas
-
Programação do Associativismo na Moita - MAIO e JUNHO 2026

Programação do Associativismo na Moita - MAIO e JUNHO 2026
07 Mai 2026 -
Sem espaço em casa para arrumação ou para armazenar produtos do seu negócio? Relaxe, na Moita há solução!

Sem espaço em casa para arrumação ou para armazenar produtos do seu negócio? ...
06 Mai 2026 -
Sabores & Saberes: Gastronomia brasileira no coração da Moita

Sabores & Saberes: Gastronomia brasileira no coração da Moita
06 Mai 2026
