A FoodConnect é uma plataforma e aplicação gratuitas de doação de excedente alimentares. Trata-se de um projeto europeu que integra a associação ambientalista Zero e que tem por objetivo reduzir o desperdício alimentar, aproximando quem tem alimentos em excesso de quem deles precisa.
Como funciona?
Do lado da doação, qualquer estabelecimento com excedentes alimentares, desde restaurantes a supermercados, passando pelos produtores agrícolas, entre outros, pode criar uma conta gratuita em thefoodconnect.eu, descrever os alimentos disponíveis e definir um horário de recolha. Do lado da receção, qualquer pessoa ou organização social pode registar-se como beneficiária na aplicação móvel FoodConnect (disponível na GooglePlay e na AppStore), consultar os excedentes disponíveis na sua zona e recolhê-los diretamente junto do doador.
Porque é que isto importa?
- Evita que alimentos próprios para consumo sejam desperdiçados;
- Apoia diretamente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e não só;
- Contribui para as metas nocionais de redução do desperdício alimentar;
- Reforça uma economia mais circular e solidária.
O Food-Connect é um projeto financiado pela União Europeia, através da Agência Executiva Europeia do Clima, Infraestruturas e Ambiente (CINEA), no âmbito do Programa LIFE – Programa para o Ambiente e a Ação Climática.
Notícias relacionadas
-
Fórum Cultural recebeu noite de emoções fortes em homenagem a Carlitos Chiemba

Fórum Cultural recebeu noite de emoções fortes em homenagem a Carlitos Chiemba
15 Out 2026 -
Programação do Dia Mundial do Animal na Moita reuniu dezenas de participantes em prol do bem-estar animal

Programação do Dia Mundial do Animal na Moita reuniu dezenas de ...
14 Out 2026 -
Moinho de Maré da Azenha de Alhos Vedros acolhe obras premiadas da XII Bienal de Pintura até novembro

Moinho de Maré da Azenha de Alhos Vedros acolhe obras premiadas da XII ...
14 Out 2026
