Na passada sexta-feira, 22 de junho, foi apresentado, no Cais, o Projeto “Moita Património do Tejo”, pelo Presidente da Câmara Municipal da Moita. Na continuidade do trabalho desenvolvido pelo município ao longo de cerca de três décadas na salvaguarda das embarcações típicas do Tejo, o projeto possui como referência a preservação das técnicas de construção tradicional de embarcações em madeira empregues na Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, através da sua inscrição, numa primeira fase, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, visando também uma posterior candidatura à Lista Representativa Cultural Imaterial da Humanidade.
Este longo trabalho contou com a dedicação das associações náuticas do concelho – Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense “Amigos do Mar”, Associação Náutica Sarilhense e Centro Náutico Moitense – que após a recuperação do varino municipal “O Boa Viagem”, no princípio dos anos oitenta, foram aparecendo e desenvolvendo a sua atividade associativa, estando lado-a-lado com o município nesta visão.
Neste final de tarde, as associações náuticas marcaram presença com as suas embarcações típicas, demonstrando também, desta forma, o seu apoio à iniciativa.
Notícias relacionadas
-
“Moita – Uma Janela para o Tejo” assinala nova visão para o território

“Moita – Uma Janela para o Tejo” assinala nova visão para o território
06 Fev 2025 -
Município da Moita e APL assinam protocolo

Município da Moita e APL assinam protocolo
20 Jun 2024 -
Está aberta a época Fluvial do Varino “O Boa Viagem”

Está aberta a época Fluvial do Varino “O Boa Viagem”
28 Mai 2024
