A Câmara Municipal da Moita acredita profundamente no poder transformador da leitura. Para o município, garantir que cada criança tem acesso livre e direto aos livros não é apenas uma intenção, mas uma verdadeira prioridade e uma necessidade fundamental para o seu desenvolvimento, imaginação e pensamento crítico.
Com o objetivo de alargar o acesso à leitura e garantir que os livros chegam a todas as crianças do concelho, sem exceção, a Rede de Bibliotecas Escolares, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas, sob o financiamento do Ministério da Educação, Ciência e Inovação/EduQA, I.P. e da Autarquia, deu hoje início a um projeto de grande proximidade com a inauguração de Pontos Biblioteca nas escolas de todo o concelho.
Com esta candidatura a RBE pretende apoiar a criação de um novo serviço de biblioteca, num espaço especificamente dedicado para o efeito, dirigido às escolas do 1.º ciclo do ensino básico com um número reduzido de alunos e que, por diferentes razões, não dispõem de condições físicas para a instalação de uma biblioteca.
Esta iniciativa pretende levar a biblioteca e o prazer da leitura diretamente para o espaço onde os mais novos crescem e aprendem, encurtando distâncias e criando rotinas diárias de contacto com as histórias e conhecimento.
O pontapé de saída deste projeto aconteceu hoje, dia 25, na freguesia de Alhos Vedros, com a celebração das primeiras inaugurações em dois estabelecimentos de ensino na Escola Básica n.º 1 de Alhos Vedros e na Escola Básica n.º 2 de Alhos Vedros.
A iniciativa vai prosseguir já nos próximos dias 28 e 29 de setembro, chegando a mais estabelecimentos de ensino (Escola Básica Nº 5 da Baixa da Banheira e Escola Básica da Moita) do concelho reforçando, assim, o compromisso contínuo do município com a educação, a cultura e o futuro das nossas crianças.
Notícias relacionadas
-
UniSeM inicia novo ano letivo com programa de atividades de abertura

UniSeM inicia novo ano letivo com programa de atividades de abertura
02 Out 2026 -
Município da Moita cria Pontos Biblioteca nas escolas do concelho para aproximar as crianças da leitura

Município da Moita cria Pontos Biblioteca nas escolas do concelho para ...
28 Set 2026 -
Município da Moita mantém “Escola a Tempo Inteiro” no ano letivo 2026/2027

Município da Moita mantém “Escola a Tempo Inteiro” no ano letivo 2026/2027
02 Set 2026
