Encontro teve como objetivo ouvir os Presidentes das Câmaras Municipais do distrito de Setúbal
O auditório Conde Ferreira, em Sesimbra, foi hoje, 23 de fevereiro, palco de uma reunião entre o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e os Presidentes das Câmaras Municipais do distrito de Setúbal.
A iniciativa Parlamento Próximo, destinada a aproximar a Assembleia da República das entidades locais, deslocou-se desta vez ao Círculo Eleitoral de Setúbal para ouvir os presidentes das autarquias e os desafios que enfrentam no seu dia a dia.
Os municípios integrantes da CIM – Península de Setúbal (da qual faz parte a Moita) consensualizaram um conjunto de temas prioritários transversais a toda a região, nas áreas da Habitação e Coesão Social, Ambiente e Ordenamento do Território, Inovação e Competitividade, e Mobilidade e Acessibilidade Metropolitana.
À semelhança dos restantes autarcas, Carlos Albino, Presidente da Câmara Municipal da Moita, interveio na sessão para destacar as principais necessidades da população do concelho. Entre as questões apontadas, destacou-se a preocupação com o ambiente e a saúde pública, nomeadamente matérias relacionadas com a SIMARSUL e a AMARSUL.
No domínio da mobilidade, reforçou a importância da construção de um novo nó de acesso à A33 e da concretização do terminal fluvial na Moita — investimentos estruturantes que visam melhorar a qualidade de vida, reduzir tempos de deslocação e promover o desenvolvimento económico local.
O autarca alertou ainda para os constrangimentos associados às transferências de competências e para o incumprimento do Estado relativamente às suas obrigações, sobretudo no que respeita à reabilitação das escolas e dos centros de saúde.
Notícias relacionadas
-
Município da Moita rejeita distribuição de 1,2 Milhões de euros a acionista privado da AMARSUL e exige investimento na recolha de resíduos

Município da Moita rejeita distribuição de 1,2 Milhões de euros a acionista ...
26 Mar 2026 -
Inscrições abertas para a Romaria Moita-Viana do Alentejo 2026

Inscrições abertas para a Romaria Moita-Viana do Alentejo 2026
26 Mar 2026 -
Apoio Extraordinário “Botija de Gás Solidária” aumenta em 2026

Apoio Extraordinário “Botija de Gás Solidária” aumenta em 2026
26 Mar 2026
