No âmbito do Protocolo de Parceria para a Reciclagem de Cápsulas de Café, celebrado pela Câmara Municipal da Moita, foram, esta semana, instalados nos estabelecimentos sede dos agrupamentos de escolas do concelho e também nos mercados municipais da Moita e da Baixa da Banheira - Sul, novos contentores destinados exclusivamente à recolha de cápsulas de café, identificados como “Capsulão”.
Este projeto de cooperação, que vai garantir um destino correto para as cápsulas usadas recolhidas seletivamente no nosso concelho, valorizando-se o elevado potencial destes resíduos, é dinamizado através da AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, envolvendo o Município da Moita, a Amarsul e seis empresas produtoras/comercializadoras de café (Nestlé Portugal; Novadelta Lda; Massimo Zanetti Beverage Ibérica, SA; Newcoffee; UCC Coffee Spain, SLU e JMV).
Já este ano, a Câmara da Moita tinha implementado a recolha seletiva de cápsulas de café na rede de ecocentros móveis, alargando-a agora a estabelecimentos de ensino, no âmbito das suas competências na área da sensibilização e educação ambiental.
De acordo com o protocolo, é da responsabilidade da Amarsul a receção e armazenamento das cápsulas de café recolhidas, bem como a disponibilização de um contentor específico para estes resíduos no espaço do Ecocentro de Alhos Vedros.
As empresas de café, por seu turno, asseguram o transporte e o encaminhamento das cápsulas até ao reciclador final, onde os diferentes componentes – alumínio, plástico e borra de café – são devidamente separados e aproveitados, promovendo-se, desta forma, a economia circular e a redução de resíduos.
Notícias relacionadas
-
Sabe quais são os dias em que pode colocar monos junto ao contentor na sua zona?

Sabe quais são os dias em que pode colocar monos junto ao contentor na sua zona?
29 Jan 2026 -
Em 2026, reciclar mais, reciclar melhor!

Em 2026, reciclar mais, reciclar melhor!
28 Jan 2026 -
Workshop de Kintsugi aliou criatividade e sustentabilidade

Workshop de Kintsugi aliou criatividade e sustentabilidade
26 Jan 2026
