A peregrinação contou com a participação de milhares de pessoas.
A XXIV edição da Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo arrancou no dia 21 de abril, na Moita, e foi um verdadeiro êxito.
Um certame que une tradição equestre e fé ao longo de 156 quilómetros de acidentados e voláteis caminhos de terra, percorridos ao longo de cinco dias.
Esta edição decorreu sem percalços, mesmo perante a instabilidade dos terrenos, e as condições meteorológicas ajudaram.
No dia 25 de abril, mais de 500 cavalos fizeram uma chegada gloriosa ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, onde os sinos tocaram e a emoção assolou todos os presentes. Entre aplausos e lágrimas discretas, os romeiros foram chegando, um a um, durante mais de uma hora, e foram recebidos calorosamente pelas centenas de pessoas que os esperavam.
Os Presidentes de Câmara da Moita e de Viana do Alentejo acompanharam os romeiros nesta última etapa desde São Brás do Regedouro até Viana do Alentejo, num total de 17,5 quilómetros, juntamente com a Vice-presidente da Moita Sara Silva e o padrinho desta edição, José Figueiras.
A XXIV Romaria terminou com a celebração de uma missa no Santuário de Nossa Senhora d’Aires, que se realizou na manhã de 26 de abril, e encerrou as festividades.
O Presidente Carlos Albino deixou o convite para a XXV edição, que irá acontecer em 2027: “Para o ano, quem não veio e quer cá vir – quer venha a cavalo na romaria a fazer estes 156 quilómetros, quer queira estar na partida da Moita ou aqui à chegada, vale a pena, vale sempre muito a pena”, admitiu o autarca.
Notícias relacionadas
-
Dê nova vida ao seu lixo! Se vive na Fonte da Prata, esta informação é para si.

Dê nova vida ao seu lixo! Se vive na Fonte da Prata, esta informação é para si.
16 Mar 2026 -
“Terra Nossa” traz César Mourão à Moita, no dia 26 de março

“Terra Nossa” traz César Mourão à Moita, no dia 26 de março
16 Mar 2026 -
Câmara Municipal da Moita reforça intervenções no Centro de Saúde do Vale da Amoreira

Câmara Municipal da Moita reforça intervenções no Centro de Saúde do Vale da ...
13 Mar 2026
