Seminário organizado pela S. Energia juntou especialistas e operadores em prol da descarbonização dos transportes.
No dia 29 de setembro, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, acolheu o Seminário “Encontros com Energia: Descarbonização no setor dos Transportes”, uma iniciativa organizada pela S. Energia - Agência Regional de Energia para os concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete.
O seminário contou com a presença das autarquias, da ADENE (Agência para a Energia) e da E-Redes, além dos principais operadores que asseguram a mobilidade na região: Alsa Todi, TST, Transtejo Soflusa e a SMTCB. A iniciativa promoveu o debate entre todos os agentes relevantes, criando sinergias para uma rede de transportes mais estável e focada em soluções integradas na transição energética na Península de Setúbal.
O evento centrou-se nos desafios e soluções para alcançar uma mobilidade mais sustentável, destacando-se a necessidade de transferir os passageiros das viaturas privadas para os transportes públicos. Para tal, será necessário assegurar maior prioridade nas vias para os transportes públicos e, desta forma, garantir a previsibilidade e estabilidade que atraem mais utentes.
A crescente procura por veículos elétricos, impulsionada pela subida dos preços dos combustíveis fósseis e pela urgência em reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, esteve também no centro do debate. Embora a tecnologia tenha evoluído, os especialistas alertaram para a complexidade que estes novos procedimentos acarretam, apontando os constrangimentos da rede elétrica como um dos grandes desafios a superar.
A eletrificação das frotas, incluindo os transportes pesados, ferroviários e fluviais, foi apontada como uma das possíveis soluções. Neste âmbito, foram destacados os estudos de viabilidade que estão a ser desenvolvidos para o terminal fluvial de Alhos Vedros, demonstrando o compromisso da Moita com soluções de futuro.
Com a participação neste seminário, o Município da Moita reforça o seu compromisso com o futuro sustentável da região através da cooperação com os operadores de transportes e especialistas do setor energético em prol da descarbonização e potenciando assim uma mobilidade mais sustentável.
Notícias relacionadas
-
Programação do Dia Mundial do Animal na Moita reuniu dezenas de participantes em prol do bem-estar animal

Programação do Dia Mundial do Animal na Moita reuniu dezenas de ...
14 Out 2026 -
Moinho de Maré da Azenha de Alhos Vedros acolhe obras premiadas da XII Bienal de Pintura até novembro

Moinho de Maré da Azenha de Alhos Vedros acolhe obras premiadas da XII ...
14 Out 2026 -
Câmara Municipal da Moita celebra contratos das medidas "+ Inclusão" e "+ Ativação"

Câmara Municipal da Moita celebra contratos das medidas "+ Inclusão" e "+ ...
13 Out 2026
