Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, foram recolhidas na rede de Oleões do concelho 5,5 toneladas de óleos alimentares usados. A deposição seletiva nos equipamentos disponibilizados pelo Município em todas as freguesias tem tido uma boa adesão dos munícipes, o que permite uma maior taxa de reciclagem destes resíduos e previne a poluição e contaminação de solos e aquíferos. A reciclagem dos óleos alimentares usados possibilita, por exemplo, a produção mais sustentável de biodiesel, o que contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e consequentes alterações climáticas.
Obrigado pela sua contribuição!
Recordamos:
Não coloque o óleo alimentar usado dentro dos contentores do lixo, nem ao lado! Não os despeje na rede de esgotos domésticos!
O LOCAL CERTO É O OLEÃO
Como deve proceder?
- Após a sua utilização, o óleo alimentar usado deve ser arrefecido e estar livre de impurezas (restos de comida, água e outros);
- Acondicione o óleo alimentar usado numa garrafa, de preferência plástica, ou numa embalagem de cartão para alimentos líquidos que esteja vazia, fechando muito bem a tampa;
Deposite o óleo alimentar usado no interior do Oleão.
Atenção! Nos Oleões só deve colocar óleo alimentar usado e nunca óleo mineral (de motores de veículos motorizados e outros). Consulte a informação sobre o Ecocentro, no caso do óleo mineral usado.
Saiba onde está o Oleão mais próximo de si aqui.
Notícias relacionadas
-
Município da Moita esteve presente no encerramento do programa “Comunidades em Ação”

Município da Moita esteve presente no encerramento do programa “Comunidades ...
19 Out 2026 -
Conhece a plataforma FoodConnect?

Conhece a plataforma FoodConnect?
19 Out 2026 -
Concelho da Moita atrai a primeira loja física da Topbrands em Portugal

Concelho da Moita atrai a primeira loja física da Topbrands em Portugal
19 Out 2026
