10 de agosto | Romaria a Cavalo e Pinturas Tradicionais em direto na RTP

Pinturas tradicionais em embarcacoes 1 1024 2500
2020/08/10

É já na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, que a Moita participa no programa 7 Maravilhas da Cultura Popular, da RTP1. A final regional de Setúbal vai decorrer, em direto, a partir do Montijo, entre as 10:00h e as 13:00h e as 14:30h e as 17:30h. Acompanhe a emissão e vote para que as Pinturas Tradicionais em Embarcações e a Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo alcancem as meias-finais e, posteriormente, a final nacional das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Pinturas Tradicionais em Embarcações: 760 207 818

As pinturas tradicionais conferem a cada embarcação um perfil inconfundível e único, tornando-as verdadeiros quadros vivos. Motivos florais, paisagens rurais, tradições socioculturais, figuras religiosas, letras e números, enquadrados por cercaduras com desenhos geométricos são alguns dos elementos decorativos de inspiração popular que se podem encontrar nas embarcações, pintados numa técnica simples e espontânea. Os antigos marítimos e trabalhadores da construção naval das localidades ribeirinhas do Tejo defendem que a pintura decorativa das embarcações do estuário foi uma criação de dois construtores navais, naturais do concelho da Moita (Francisco Lopes e Manuel Fernandes Reimão, conhecido como o “Canário”.

O Professor Carvalho Rodrigues, físico e professor Catedrático, conhecido como o “pai” do satélite espacial português e proprietário da Canoa do Tejo “Ana Paula” é o padrinho desta candidatura. Ligue 760 207 818 (custo de chamada 0,60€ + iva) e garanta que as “Pinturas Tradicionais em Embarcações” prosseguem no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular do nosso país.

Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo: 760 207 819 

A Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, finalista regional nas 7 Maravilhas da Cultura Popular, é um dos maiores eventos equestres nacionais que recupera no tempo uma tradição antiga, comum aos dois concelhos, em que os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário da N.ª Sr.ª D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para serem benzidos e para pedirem boas colheitas. Este evento reúne, nos dias de hoje, centenas de romeiros de vários pontos do país e alia a fé com um ambiente ímpar e de camaradagem.

Para votar na Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo, apadrinhada pela fadista moitense Milene Candeias, ligue 760 207 819 (custo de chamada 0,60€ + iva). Vote e garanta que o seu património de eleição será vencedor.

No concelho da Moita, está também como finalista regional a candidatura Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na categoria Procissões e Romarias (760 207 816), apresentada pela Paróquia da Moita.

Depois da História, Natureza, Gastronomia, Praias, Aldeias, da Mesa e dos Doces, a estação pública de televisão vai eleger, em 2020, as 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, de modo a divulgar o Património Cultural Imaterial do país e a importância da cultura popular e da sua autenticidade para a promoção do território. Com esta candidatura, o Município da Moita pretende valorizar e divulgar as tradições populares do concelho, assim como afirmar o projeto Moita Património do Tejo.

romaria_a_cavalo_moita___viana_do_alentejo

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados