CLAIM - CENTRO LOCAL DE APOIO À INTEGRAÇÃO DE MIGRANTES
O CLAIM é um espaço de informação descentralizada, ligado ao Centro Nacional de
apoio ao migrante, que visa proporcionar respostas locais articuladas ao nível das
necessidades de acolhimento e integração das comunidades imigrantes radicadas nas
várias regiões do país.
O objetivo principal ao prestar um atendimento personalizado é informar e ajudar a
resolver os problemas com eficácia e humanidade, contribuindo para uma imagem de
um Estado de Direito com rosto humano que, cumprindo a Lei, quer acolher bem.
A QUEM SE DESTINA?
O CLAIM existe para servir a população migrante da zona onde se encontra instalado,
qualquer que seja a nacionalidade, religião ou etnia, procurando ajudar a encontrar as
respostas aos vários problemas que se lhe possam colocar.
AUXÍLIO QUE PODE SER PRESTADO
. Imigração: regularização de situação migratória (pedido ou renovação de títulos de
residência / cartão de residência; prorrogação de permanência (renovação de vistos);
. Nacionalidade;
. Reagrupamento familiar;
. Encaminhamento para diversas instituições na área da saúde, emprego, habitação,
apoio social e jurídico;
. Sessões de esclarecimento a instituições e imigrantes
(lei da imigração e nacionalidade);
. Eventos que promovam cultura e o convívio intercultural.
ONDE FUNCIONA
CLAIM MOITA VALE DA AMOREIRA
(Promovido pela Autarquia)
MOITA
Zona Envolvente à praça de Touros
Divisão de Assuntos Sociais
2860 Moita
HORÁRIO:
2ª feira a 6ªfeira: 9:00h - 12:30h / 14:00h - 17:30h
HORÁRIO ALARGADO
Escola Secundária da Baixa da Banheira
Rua Maria Helena Vieira da Silva
2835 Vale da Amoreira
Mediante marcação prévia
HORÁRIO:
Primeira quarta feira de cada mês: 18.00h - 20.00h
Com o objetivo de fazer chegar o gabinete junto do migrante que de outro modo não
tem acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de recursos, o atendimento
é efetuado em regime de itinerância, nas diversas freguesias do concelho, mediante marcação prévia.
Contactos: 210 891 000 / 964 426 310
Email: claiimoitavaledaamoreira@gmail.com
CLAIM QUINTA FONTE DA PRATA
(Promovido pela Fundação de Santa Rafaela Maria)
Rua Eça de Queirós, Bloco H, N.º 10, r/c
Quinta Fonte da Prata,
2860-270 Alhos Vedros
HORÁRIO:
2ª /3ª feira: 10h-13h / 14h-18h
4ª feira: 08h30-13h / 14h-17h
5ª feira: 10h-13h / 14h-19h
6ª feira: 08h30-13h / 14h-19h
Este CLAIM conta com o Gabinete de Apoio Geral, Informação e Encaminhamento, e os Gabinetes de Apoio Especializado (Gabinete de Apoio ao Emprego/Gabinete de Apoio Social/Gabinete de Apoio Psicológico).
Contactos: 212 800 865/967 135 249
Email: claii.fonte.prata@fsantarafaelamaria.org
Nova plataforma online SEFforUkraine.sef.pt
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras lançou uma nova plataforma online trilingue (versões ucraniana, inglesa e portuguesa) que possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer online um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses.
https://sefforukraine.sef.pt/ é a plataforma que vai permitir simplificar a obtenção de proteção temporária, podendo somente ser utilizada por cidadãos maiores de 18 anos de idade.
Recorde-se que os cidadãos com proteção temporária têm acesso, no decorrer do processo, aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem, desde logo, ter acesso aos vários serviços e ao mercado de trabalho.
Toda a informação útil relativa a este procedimento e aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas no seguimento do conflito da Ucrânia pode ser encontrada na plataforma do Governo PortugalforUkraine.gov.pt
Para esclarecimentos adicionais contactar: SEFforUkraine@sef.pt
O SEF disponibiliza, nas suas Delegações e CNAIM, balcões de atendimento exclusivos a cidadãos Ucranianos, com o propósito de agilizar e simplificar o tratamento de processos, com horários seguintes:
DR LVT:
•Posto de Atendimento da Av. António Augusto de Aguiar, Lisboa - 09h00 às 20h00
•Departamento Regional de Investigação e Fiscalização, Loures - 17h00 às 20h00
Linha de Apoio a Migrantes (LAM)
Disponível de 2ª a 6ª feira das 09h00 às 20h00, e aos sábados, das 09h00 às 17h00.
(+351) 218 106 191/ 808 257 257 (rede fixa)
Serviço de Tradução Telefónica
https://www.acm.gov.pt/-/servico-de-traducao-telefonica
Disponível de 2ª a 6ª feira das 09h00 às 20h00, e aos sábados, das 09h00 às 17h00.
(+351) 218 106 191 / 808 257 257 (rede fixa)
Linha de Apoio a Migrantes e Serviço de Tradução Telefónica (STT)
808 257 257 (a partir da rede fixa)
21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do estrangeiro)
https://www.acm.gov.pt/-/linha-de-apoio-ao-migrante