Pelas mãos de Sílvia e António, o Café Central tornou-se numa referência na hora em que a fome aperta.
Quando entramos no Café Central, na Baixa da Banheira, instala-se um aroma inebriante a comida tradicional: jardineira de carne, cozido à portuguesa, sopas, entre muitas outras propostas.
O casal Sílvia e António foram, durante 30 anos, gerentes e proprietários do Café Príncipe, também na Baixa da Banheira, e aí desenvolveram o gosto pela restauração. Há sensivelmente um ano abraçaram a oportunidade de gerir um espaço maior e alugaram o Café Central, o que representou um autêntico desafio porque agora também servem refeições: “O espaço é maior, tem outras funções. Agora aqui são mais almoços e, também, vendemos para fora”, diz-nos Silvia, proprietária do espaço.
Amor na cozinha faz a diferença no sabor
Como o nome indica, a sua localização tão central torna este um local de paragem obrigatória para moradores da Baixa da Banheira e freguesias vizinhas, bem como para trabalhadores do comércio da zona e arredores e até pessoas que estão apenas de passagem: “Temos refeições para as pessoas que trabalham aqui perto; é uma mistura de várias idades: vêm casais, pessoas mais idosas, jovens para os jogos, vem de tudo um pouco. Também já somos pessoas conhecidas há muitos anos e temos conseguido trazer as pessoas para aqui”, refere a proprietária.
Por opção dos proprietários, os pratos mudam diariamente para garantir uma maior variedade e qualidade do produto final e são servidos em doses e meias-doses. À quarta-feira, por exemplo, é dia de Cozido à Portuguesa, e este pitéu tão tradicional enche a casa todas as semanas.
Em cada prato confecionado é possível perceber a dedicação e paixão desta equipa de apenas quatro pessoas. O espaço acolhedor conta com duas salas amplas: uma para o espaço do café e jogos de azar, outra exclusiva para servir almoços. Além das servidas no restaurante, também as refeições para fora têm bastante procura.
Os proprietários têm o sonho de, um dia, servirem também outros petiscos, mas, para já, mantêm-se os tradicionais caracóis já a partir do próximo mês de maio.
Num ambiente casual, muito acolhedor e com uma equipa sempre bem-disposta, o Café Central permite degustar diversos sabores tradicionais todos os dias, das 8:00 às 19:00 horas, e só encerra ao domingo para descanso do pessoal.
Leia a reportagem completa em: https://tr.ee/ETJo3_mcya.
Horário: Todos os dias das 8:00h às 19:00h. Encerra aos domingos.
Morada: Estrada Nacional 11-1, nº86, 235-172 Baixa da Banheira.
Contatos: 212 040 090.

